SURF

Will Santana resgatado por Daniel Rangel – Gigantes de Nazaré.

Gigantes de Nazaré 2025 caldo Will Santana — Foto: Reprodução Will Santana — Foto: Reprodução

Ge – Por Flávio Dilascio e Priscilla Basilio — Rio de Janeiro

Para surfistas de ondas gigantes, levar caldos de ondas de dezenas de metros de altura é parte do trabalho.

Ainda assim, as consequências de encarar um dos picos mais famosos como o da Praia do Norte, em Nazaré, são sempre imprevisíveis.

O big rider Will Santana viveu uma das situações mais assustadoras de sua carreira na praia portuguesa.

O sergipano foi atingido por uma onda colossal junto ao piloto de resgate Daniel Rangel, durante as gravações da competição Gigantes de Nazaré, que irá ao ar no Esporte Espetacular, nos dias 6 e 13 de abril.

O incidente aconteceu três semanas após o sergipano ter impressionado os fãs do esporte ao surfar uma onda de quase 30 metros em meio à Tempestade Hermínia, também em Nazaré.

Will contou em um vídeo enviado à equipe do ge, nesta terça-feira, que estava em uma sessão de surfe, quando o primeiro piloto de resgate de sua equipe, Eric Rebiere, avistou uma onda à direita, próxima ao Canhão de Nazaré – desfiladeiro submarino responsável por gerar as ondas gigantescas da região – em que decidiu colocar o surfista.

Daniel Rangel tenta resgatar Will Santana em onda gigante de Nazaré — Foto: Reprodução

 Daniel Rangel viu a situação e decidiu ir para perto da espuma, na esperança de que o big rider fosse emergir a qualquer momento. A prancha de Will apareceu e, em seguida, o surfista também alcançou a superfície. O piloto tentou conseguiu colocar o atleta no sled – a prancha acoplada ao jet ski para realizar resgates – mas já não havia tempo para sair em segurança. Uma nova onda gigantesca se aproximou dos dois e a decisão precisou ser tomada em modo de sobrevivência.

– Vi que não ia dar e resolvi pular. Consequentemente, o Will viu e também foi deixando o jet ski para trás. Ficamos dentro da onda. Usei uma técnica que fazemos quando pegamos um tubo. Quando você vê que a onda vai fechar, você nunca pula para a frente. A crista da onda vai te machucar. Se a gente cai dentro da onda, é uma parte mais macia, onde toda a água pode explodir, mas pelo menos é espuma e não a parte densa – explicou Daniel Rangel.

Publicado em 26/02/2025