/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/c/j/DBfqyqSUAVi3RucujPDw/gettyimages-2200471432.jpg)
Por Redação do ge — Rio de Janeiro
A principal atração do evento de abertura da Fórmula 1 em 2025 foi a revelação das pinturas das dez equipes do grid. Algumas delas optaram por não mexer muito no visual dos carros, mas outras, como a RB, resolveram mudar até a cor principal e surpreenderam. No entanto, todas têm algo novo a mostrar.
Compare abaixo o que mudou nas pinturas das equipes entre os anos de 2024 e 2025. Os carros da temporada anterior estarão à esquerda, e os desta temporada, à direita:
McLaren
O carro da McLaren mudou muito pouco de 2024 para 2025, mas a manutenção foi pensada para homenagear o modelo campeão do último campeonato. A mescla do preto com o laranja papaia é um pouco menor, mas as asas seguem com as mesmas cores da temporada passada. Por outro lado, o modelo deste ano possui uma pitada de azul perto do cockpit do piloto. Veja os dois modelos:
Ferrari
A grande mudança em relação ao ano passado foi a introdução de uma faixa diagonal branca na parte traseira – o intuito é destacar a principal patrocinadora da equipe. No entanto, o SF-25 possui um tom de vermelho ligeiramente mais escuro que o seu antecessor. Confira o antes e depois:
Além disso, pequenas faixas laterais nas cores branco e amarelo foram removidas. A parte inferior dos lados do carro está na cor preta. Vale lembrar que o SF-25 foi testado na quarta-feira (19) por Lewis Hamilton e Charles Leclerc no circuito de Fiorano, na Itália.
RBR
Como é de praxe, a RBR não costuma fazer grandes alterações em seus carros, e o modelo é praticamente igual ao da temporada passada, com exceção das mudanças de patrocinadores. O carro é predominantemente azul-escuro, com tons de amarelo e vermelho representando a marca na caixa de ar e no bico. Compare:
Foto 2: Divulgação
Mercedes
O carro da Mercedes também não mudou tanto: o bico prateado segue lá, assim como os tons de ciano nas laterais, nos espelhos e nas asas. O lado e a traseira do carro também seguem pretos. No entanto, foram adicionados alguns tons a mais de prata nessas áreas.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2025/f/n/1ynZCsRwu9CG4Qd4CAiA/gettyimages-2200466852.jpg)
Além disso, a equipe reduziu o tamanho e aumentou o número das tradicionais estrelas de três pontas da marca na parte de trás do veículo.
Aston Martin
O tradicional verde da equipe inglesa continua, assim como os detalhes fluorescentes em amarelo na lateral do carro. O sidepod, no entanto, mudou e passou a ser todo preto – por outro lado, o halo fez o caminho inverso e agora é verde. A caixa de ar segue na cor prata. Veja:
Alpine
O carro de 2024 começou com uma salada de cores, com detalhes em preto, azul, rosa e uma pitada de branco. Depois, o rosa passou a predominar, embora as laterais ainda tivessem muitos detalhes em preto. Para 2025, a Alpine fez um carro quase todo bicolor. Compare:
A asa dianteira e o bico estão majoritariamente na cor rosa, com pequenos detalhes azulados que vão se estendendo até ocuparem um grande espaço nas laterais do veículo. O principal patrocínio aparece também em rosa, e a marca da equipe está em branco na parte traseira.
Haas
O carro da Haas teve mudanças significativas no design. Alguns detalhes permanecem, como as asas dianteira e traseira na cor vermelha. Contudo, a equipe diminuiu bastante o uso de preto no bico e, especialmente, nas laterais, que agora aparecem mescladas com o branco. Confira:
RB
A equipe que mais surpreendeu no evento de lançamento da temporada da Fórmula 1 responde pela sigla RB. A caçula da RBR foi a única a alterar totalmente a principal cor de seu desenho: o branco passou a tomar conta – no ano passado, o azul predominava. Veja as mudanças:
O VCARB02, a exemplo do modelo da RBR, inclui o desenho da marca que comanda a equipe na caixa de ar e no bico, o que não acontecia antes. De qualquer forma, o desenho ainda faz a transição para o azul na parte traseira do monoposto, com a adição de pequenos touros. O novo modelo lembra muito a edição especial usada pela RBR no GP da Turquia de 2021, em homenagem à Honda.
Williams
O carro da Williams mudou pouco em relação ao último ano, mas parece uma versão um pouco mais simplificada. A equipe optou por usar um gradiente mesclando tons de azul-marinho com outro um pouco mais claro, além de ter incluído pequenos detalhes em branco. Entretanto, o desenho é bem similar ao anterior. Veja:
Sauber
Com a presença do brasileiro Gabriel Bortoleto, a Sauber apresentou um modelo um pouco mais sóbrio em relação a 2024. Na temporada anterior, o verde fluorescente em quase todo o carro saltava aos olhos, embora mesclado com preto nas laterais, na parte traseira e nas asas. Compare:
Neste ano, a equipe optou por um desenho mais coeso: agora, o bico é todo verde, assim como o halo e a região em volta do cockpit. Por outro lado, as laterais e a parte traseira do carro são quase 100% pretas, já que a pintura possui uma transição em degradê.
Publicado em 20/02/2025