A cerimônia de diplomação dos eleitos pela 95ª Zona Eleitoral, realizada em Jussara, contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), desembargador Luiz Cláudio Veiga Braga. O evento, que marcou o encerramento oficial do processo eleitoral municipal de 2024, reuniu autoridades, eleitos e a comunidade no auditório da câmara municipal.
Durante a solenidade, foram diplomados prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos nos municípios de Jussara, Itapirapuã, Britânia, Santa Fé de Goiás e Matrinchã. A diplomação simboliza o fim do processo eleitoral e habilita os eleitos a assumirem os cargos a partir de janeiro de 2025.
Em seu discurso, o presidente da Corte enfatizou o papel essencial da Justiça Eleitoral (JE) na condução do processo democrático. “Há uma atuação constante da Justiça Eleitoral. Nada obstante todas as suas dificuldades, a Justiça Eleitoral conduz com primazia o processo eleitoral democrático. E aqui estamos para testemunhar o momento mais sublime de encerramento deste processo de escolha popular, que é a diplomação”, afirmou.
O desembargador também dirigiu palavras aos eleitos, destacando a responsabilidade dos mandatos assumidos: “Os senhores selaram um pacto com a sociedade, o pacto de bem representá-la, de fazer aquilo que é indispensável para melhorar as dificuldades e dar uma vida mais digna para este sofrido povo deste nosso imenso Brasil. Isso tem início na comunidade, no município.”
A juíza eleitoral da 95ª Zona Eleitoral, Bárbara Fernandes Barbalho, destacou, em seu pronunciamento a importância do ato solene. “Este ato formal, que lhes confere o diploma e ratifica a legitimidade para assumirem os mandatos para os quais foram democraticamente escolhidos, representa o último capítulo de uma jornada pela participação popular e pelo exercício da nossa cidadania”, declarou.
Além dos magistrados, compuseram a mesa diretiva do evento a prefeita de Jussara, Maria Idali da Silva Bontempo; o presidente da Câmara Municipal, vereador Adenilson José e Silva; o vice-prefeito de Jussara, Adriano Dias da Silva; a prefeita reeleita de Matrinchã, Ivânia Alves Fernandes; o prefeito de Itapirapuã, Erivaldo Alexandre da Silva; o presidente da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil, Adeon Paula de Oliveira; o delegado de polícia Luís Antonio de Jesus Santos; o comandante do 32º Batalhão da Polícia Militar, major Divair Lourenço da Silva; o diretor da Unidade Prisional de Jussara, policial penal Dionathan Alves da Cruz; o diretor-geral do TRE-GO, Leonardo Sapiência Santos; as integrantes da junta eleitoral, Herla Regiane Mendes de Moura e Sandra Cristina Rabelo Mendonça; e a chefe do cartório eleitoral, Roneide Moreira Domingues Maia.
Publicado em 16/12/2024
Add Comment