O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4) tem como foco assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Este objetivo visa garantir que todas as pessoas, independentemente de gênero, condição econômica ou social, possam ter acesso a uma educação que contribua para o desenvolvimento pessoal e profissional, promovendo sociedades mais justas e sustentáveis.
Os itens que compõem o ODS 4 incluem:
4.1. Educação primária e secundária de qualidade: Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos concluam o ensino primário e secundário de forma gratuita, equitativa e de qualidade, com resultados relevantes e eficazes de aprendizagem.
4.2. Desenvolvimento na primeira infância e educação pré-escolar: Até 2030, garantir que todas as meninas e meninos tenham acesso a um desenvolvimento de qualidade na primeira infância, cuidados e educação pré-escolar, para que estejam preparados para o ensino primário.
4.3. Acesso igualitário ao ensino técnico, profissional e superior: Até 2030, garantir acesso igualitário para todos os homens e mulheres ao ensino técnico, profissional e superior, incluindo universidade, a preços acessíveis e com qualidade.
4.4. Aumento das competências relevantes para o trabalho: Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos com competências relevantes, incluindo competências técnicas e profissionais, para o emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
4.5. Eliminação das disparidades de gênero e inclusão de grupos vulneráveis: Até 2030, eliminar as disparidades de gênero na educação e assegurar o acesso igualitário a todos os níveis de ensino e formação profissional para pessoas vulneráveis, incluindo pessoas com deficiência, povos indígenas e crianças em situação de vulnerabilidade.
4.6. Alfabetização e numeracia para todos os jovens e adultos: Até 2030, garantir que todos os jovens e uma proporção substancial de adultos, homens e mulheres, alcancem a alfabetização e o conhecimento básico de matemática.
4.7. Educação para o desenvolvimento sustentável e cidadania global: Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram o conhecimento e as habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, incluindo, entre outros, a educação para o desenvolvimento sustentável, estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural.
4.a. Criação de ambientes de aprendizado inclusivos e seguros: Construir e melhorar instalações escolares que levem em conta as necessidades de crianças, pessoas com deficiência e questões de gênero, fornecendo ambientes de aprendizado seguros, não violentos, inclusivos e eficazes para todos.
4.b. Expansão do número de bolsas de estudos para países em desenvolvimento: Até 2020, aumentar substancialmente o número de bolsas de estudo disponíveis para países em desenvolvimento, em particular para os países menos desenvolvidos, para o ensino superior, incluindo programas de formação profissional, tecnologia da informação, engenharia e programas científicos.
4.c. Aumento do número de professores qualificados: Até 2030, aumentar substancialmente o fornecimento de professores qualificados, inclusive através da cooperação internacional para a formação de docentes, especialmente em países em desenvolvimento.
Esses itens abrangem aspectos essenciais para a construção de um sistema educacional inclusivo, equitativo e de qualidade, que contribua para o desenvolvimento humano e econômico sustentável. A educação é reconhecida como uma ferramenta poderosa para reduzir desigualdades e promover o desenvolvimento social e econômico, criando bases para uma sociedade mais justa e preparada para enfrentar os desafios globais.
Publicado em 01/12/2024
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