Seinfra

Goiânia faz manutenção dos mais de 6 mil km de asfalto com operação tapa-buracos.

Foto: Walter Peixoto

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), faz a manutenção rotineira dos mais de 6000 quilômetros de ruas e avenidas com asfalto na capital. Cabe ressaltar, que deste quantitativo de ruas pavimentadas, cerca de 1,1 mil quilômetros são de asfalto novo resultantes dos programas 630 KM e 500 KM, em andamento, além de 200 quilômetros executados por meio de administração direta pela própria pasta.

Diariamente, pelo menos 10 equipes são designadas para trabalhar na operação tapa-buracos em todas as regiões da cidade, atendendo as demandas que chegam à Seinfra por meio do mapeamento realizado pela empresa Mapzer, pelo aplicativo Prefeitura 24H e pelo SAC da Seinfra.

Entre 1º de outubro e 14 de novembro, a Mapzer realizou o mapeamento de 2151 buracos ou desgastes nas vias da cidade. Durante o mesmo período, foram registrados 877 pedidos de tapa-buracos por meio do aplicativo Prefeitura 24H, além de 105 solicitações no SAC da Seinfra, totalizando 3.133 registros. Vale destacar que alguns locais identificados pela empresa coincidiram com os pedidos registrados no aplicativo e no SAC, o resultou na em um quantitativo menor de buracos.

No mesmo período, as equipes da Seinfra taparam 11.987 buracos, um número superior às solicitações recebidas. Isso se deve ao fato de que as próprias equipes identificam áreas que necessitam de intervenções. Segundo a área técnica, a maioria desses buracos está concentrada em vias que ainda não passaram por recapeamento, evidenciando a importância dos programas de restauração de pavimentos implementados por esta gestão, bem como a necessidade de sua continuidade.

De acordo com os técnicos, o percentual de pedidos de tapa-buracos nas vias que receberam asfalto novo é inferior a 15%. Quando esses pedidos acontecem, geralmente é devido a intervenções realizadas pela empresa de saneamento. Embora a empresa tenha a responsabilidade de restaurar o asfalto danificado, nem sempre cumpre essa tarefa de forma rápida ou com a qualidade necessária, o que acaba agravando o estado da malha viária. A maioria dos buracos encontrados nas ruas, no entanto, está localizada em trechos com asfalto mais antigo.

Publicado em 25/11/2024