Seis meses depois da morte do então jogador do FC, um só Botafogo existiria, com a fusão das duas agremiações. Nunca mais um Botafogo iria enfrentar um outro, nas palavras dos presidentes.
A origem alvinegra é lembrada e homenageada no novo uniforme para a atual edição do Novo Basquete Brasil (NBB). O clube lançou a coleção nesta semana, e o time estreou as peças na quinta-feira.
Novos uniformes do Botafogo para o NBB — Foto: Wallace Lima / Botafogo de Futebol e Regatas
Em 11 de junho de 1942, o Clube de Regatas Botafogo recebia o Botafogo Futebol Clube pelo Campeonato Carioca, na antiga sede do Mourisco, na zona sul do Rio. Com o esporte ainda numa fase amadora, em que os jogadores dividiam a quadra com outra profissão, Armando Albano – então principal nome do FC – chegou atrasado à partida. No intervalo, preparando-se para jogar no segundo tempo, ele foi se abaixar para pegar uma bola e jamais voltou. Ainda foi reanimado, mas morreu.
– Dizem que foi uma síncope, mas seria um infarto hoje com um derrame cerebral – conta o filho de Armando, Arnaldo Albano, que, na época, tinha quatro anos. – Ele foi jogar porque ele queria jogar, ele não aguentava mais ficar em casa, ele não aguentava ficar mais longe da bola. Então ele voltou pra jogar e aconteceu isso.
Publicado em 28/10/2024