João Nascimento – Jornalista.
O advogado e comunicador social Paulo Henrique Silva Pinheiro foi empossado, no dia 20 próximo passado, como auditor do Tribunal de Justiça Desportiva Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Goiás (OAB-GO). Juntamente com Paulo Pinheiro, um especialista em defesa desportiva, foram empossados novos auditores, procuradores e defensores, num total de 35 voluntários que integrarão essa nova instituição dedicada à justiça desportiva.
A posse de Paulo Pinheiro, por si só, já representa uma grande vitória para o esporte, haja vista que ele é mestre em Direito Desportivo pela PUC-SP e doutorando em Direito pela Universidade de Buenos Aires, Argentina. E muito mais: é advogado e sócio do renomado escritório Pinheiro Advogados Associados S/S. Com vasta experiência, Paulo Pinheiro dedica sua prática jurídica exclusivamente ao mundo esportivo, representando clubes de futebol, atletas profissionais, agentes esportivos e organizações esportivas de destaque.
Paulo Pinheiro é presidente da Comissão de Direito Desportivos da seccional da OAB/GO, durante a gestão 2022/2024, demonstrando seu comprometimento com a promoção e o desenvolvimento de práticas legais justas no universo esportivo.
Seu engajamento na área esportiva também foi evidenciado por seu papel como ex-presidente do Instituto Goiano de Direito Desportivo. Seu conhecimento jurídico e ética profissional o levaram a ocupar cargos de destaque no âmbito do futebol, tendo sido auditor e Procurador Geral do TJD/GO. Além disso, Paulo Pinheiro atuou como auditor do Tribunal Pleno do STJDU, consolidando sua presença e influência nas esferas decisórias do direito desportivo.
Ao discursar na cerimônia de posse, Paulo Pinheiro ressaltou que a criação do Tribunal de Justiça Desportiva Unificado visou entender o contexto esportivo do Estado de Goiás, desenvolver um projeto executável e buscar profissionais dispostos a servir ao esporte de forma voluntária, além de demonstrar à secciona a relevância desse tribunal. “Hoje, estamos preenchendo uma lacuna histórica, oferecendo segurança jurídica nas relações desportivas e disciplinares, ao mesmo tempo em que fomentamos um novo mercado de trabalho, criando oportunidades para advogados que defendem clubes e atletas e gerenciam casos”, ressaltou o auditor Paulo Pinheiro, logo após ser empossado.
E acrescentou que: “Hoje, contamos com 120 profissionais formalmente inscritos, além de outros 60 que ainda não formalizaram sua inscrição, totalizando 180 integrantes em nosso grupo. Essa expansão foi destacada durante o Fórum Nacional do Direito Esportivo, realizado em agosto”.
Presidente da Associação Goiana de Entidades e Associações Desportivas (AGEAD), Luiz Berquó, comemorou a posse de Paulo Pinheiro. “O Dr. Paulo Pinheiro nos representa muito bem”, salientou. Para Berquó, o Tribunal de Justiça Desportiva Unificado é um passo crucial para garantir a justiça no esporte.
Publicado em 23/09/2024