Fotos: Secom
A nova frota, definida pela Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), inclui dez veículos elétricos do modelo Super Padron e 50 unidades a diesel, todos com portas de ambos os lados para facilitar o embarque e desembarque. Esses novos veículos fazem parte dos recursos em modernização do transporte público, uma iniciativa financiada pela Prefeitura de Goiânia, em parceria com outras prefeituras e o Governo de Goiás, sem reajuste nas tarifas.
A prefeitura da capital contribui com 41,2% do valor total, o que representa um aporte mensal de R$ 21,5 milhões.
O BRT Norte-Sul, a maior intervenção de mobilidade urbana da história de Goiânia, foi iniciado em 2015 e enfrentou paralisações em gestões anteriores, com previsão inicial de entrega para 2019. Agora, o novo sistema chega para transformar o transporte público, oferecendo mais eficiência e sustentabilidade, além de reduzir o tempo de deslocamento para a população.
Segundo Tarcísio Abreu, ex-presidente da CMTC, a nova frota é um marco em termos de sustentabilidade. Em março deste ano, a Prefeitura de Goiânia esteve em São Bernardo do Campo (SP) para acompanhar o modelo de ônibus elétrico 100% nacional, com ar-condicionado, carregador de celular e Wi-Fi.
Os ônibus a diesel atendem às normas Euro 6, que regulam as emissões de poluentes na Europa, e, apesar do grande porte, poluem menos do que uma motocicleta. Já os veículos elétricos, fabricados pela Eletra, e os a diesel, produzidos pela Volkswagen, seguem rigorosos padrões nacionais e internacionais de operação e sustentabilidade, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar e eficiência energética.
Com uma velocidade máxima de 60 km/h, os ônibus elétricos têm capacidade para transportar até 94 passageiros, sendo 40 sentados e 54, em pé. Os veículos a diesel comportam até 103 pessoas, com 38 assentos disponíveis. Além disso, todos os veículos são equipados com sistemas modernos de segurança e conforto, incluindo climatização, revestimento antiderrapante no assoalho, bloqueador de portas, tomadas USB, campainha sem fio e monitoramento por câmeras internas.
Também possuem um sistema de sonorização que anuncia a próxima parada, garantindo uma experiência mais segura e agradável para os usuários.
Essa modernização representa um passo importante para a mobilidade urbana em Goiânia, aliando tecnologia e sustentabilidade para melhorar a qualidade de vida na capital e na região metropolitana. Tarcísio explica ainda que o BRT Norte-Sul cruzará Goiânia de ponta a ponta, com início no Terminal Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, passando pelos terminais Cruzeiro, Correios, Isidória, Paulo Garcia, Hailé Pinheiro e Recanto do Bosque, até o Parque Atheneu.
No centro da capital, o BRT fará intersecção com o Eixo Anhanguera, o corredor pioneiro de ônibus implantado em Goiânia nos anos 1970.