A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) dando continuidade à ação em alusão a Semana Mundial do Meio Ambiente recuperará a nascente do Córrego Água Branca, afluente do córrego Meia Ponte. “Essa era uma área que no passado foi invadida, degradada e com vários impactos ambientais causados pelo descuido humano. Agora, já fizemos algumas ações de preservação e na sexta-feira será o grande marco com o plantio de 40 mudas de árvores”, explica o presidente da Amma, Nadim Neme.
As unidades de Educação que participarão da ação, são o CMEI Água Branca e a Escola Municipal João Clarimundo de Oliveira, ambos próximos ao Parque Municipal Pedro Saloiman Melo, local da nascente. “Escolhemos essas 60 crianças e estudantes da região, pois eles vivem e moram próximo a nascente. O cuidado é uma questão de pertencimento. Promovemos assim, a ideia de que a natureza faz parte da nossa vida e essa nascente, para quem mora aqui na região é ainda mais importante”, explica Wanessa Castro, bióloga e chefe de gabinete da Amma.
Entre as 40 mudas de árvores que serão plantadas, o predomínio é das espécies nativas do cerrado e ideais para a área úmida. “Serão plantadas mudas como ipê branco, escumilha africana, jambo do pará e acassia javânica. Serão dez mudas de cada. O plantio dessas mudas é apenas o início da ação que continuará com o monitoramento da Amma e ações futuras de replantio, garantindo que todas as árvores se desenvolvam”, explica Fabíola, engenheira agrônoma da Amma.
Prefeitura de Goiânia – Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma)
Publicado em 08062024