Redação GE – Por Irlan Simões Jornalista e pesquisador do futebol
Começou a 22ª edição da Série A do Campeonato Brasileiro de pontos corridos! Esse formato, iniciado em 2003, contou com 24 ou 22 equipes nas suas primeiras edições (inclusive na Série B).
Por isso, fica mais interessante traçar o histórico desse marco futebol brasileiro a partir do ano de 2006, quando se estabilizam de vez os 20 participantes nas duas principais divisões. É o que o infográfico elaborado pelo blog apresentará adiante.
De 2006 a 2024 (dezenove edições) um total de 42 clubes diferentes participaram da Série A, muitos deles provavelmente desconhecidos dos torcedores mais jovens.
Na edição de 2024 o cenário será o seguinte:
– 20 clubes estarão na atual Série A (óbvio!);
– 9 clubes disputarão a Série B (dentre eles o estreante Santos);
– 3 clubes jogarão a Série C (incluindo o Figueirense, 7 vezes na Série A desde 2006)
– 10 clubes se encontrarão na Série D ou sem série.
No infográfico a seguir o leitor poderá selecionar um ano em específico para visualizar a classificação naquela temporada. Também será possível selecionar um ou mais clubes, para destacar a trajetória de preferência (excelente para comparar o histórico dos rivais).
Os clubes estão divididos em cores de acordo com o local de origem. Os clubes paulistas foram destacados à parte por serem muito mais numerosos que os demais estados.
Eis o local de origem dos 42 participantes da Série A, desde 2006:
– 3 clubes do Centro-Oeste (em verde)
– 8 clubes do Sudeste (mineiros e cariocas, em azul)
– 9 clubes do Nordeste (em laranja)
– 11 clubes do Sul (em roxo)
– 11 clubes de São Paulo (em vermelho)
Sim, desde que a Série A e a Série B passaram a contar com 20 clubes, nunca aconteceu de um clube da região Norte ser promovido para a elite do futebol brasileiro – o Paysandu disputou a Série A pela última vez em 2005, quando eram 22 clubes.
Ao passear pelo infográfico o leitor poderá relembrar clubes que estão há mais de 10 anos longe dos holofotes: o mineiro Ipatinga e os paulistas Grêmio Barueri, Santo André e São Caetano.
Também poderá notar clubes tradicionais que já não frequentam a Série A e nem a Série B há algum tempo, como Paraná, Joinville, Santa Cruz e América-RN.
Publicado em 13/04/2024