CREA GO

Novos profissionais recebem registro profissional em Solenidade.

A primeira solenidade de entrega do registro profissional deste mês de março, realizada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO), ocorreu na manhã desta segunda-feira (04), no Centro de Eventos da Autarquia. 61  novos profissionais receberam as carteiras profissionais e, agora, já podem atuar nas diferentes áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências.

Na solenidade, o presidente do Conselho,  eng. civil, agríc e de seg. trab. Lamartine Moreira lembrou que o Crea-GO é a “casa” dos profissionais. “Aqui é onde vocês podem tirar dúvidas e contar conosco em toda a sua caminhada”, afirmou. Ainda segundo o presidente, a Autarquia está sempre ao lado dos profissionais e tem combatido situações de ilegalidade. “Nós coibimos o exercício ilegal da profissão. Onde tem leigo fazendo o trabalho de vocês o Crea Goiás estará atuando e autuando. Porque nós valorizamos nossos profissionais”, destacou o presidente.

Durante o evento, o representante da Cooperativa Sicoob Engecred, Lucas Moreira, apresentou o funcionamento da instituição e os benefícios de seus cooperados. Na apresentação, o representante explicou que o recurso investido pelo  associado retorna para o investidor com participação nos resultados. “Cada cooperado tem parte nessa participação”, afirmou. A Sicoob Engecred conta com mais de 20 mil cooperados, sendo a segunda maior cooperativa de Goiás e a décima terceira do Brasil.

Outro parceiro apresentado aos novos profissionais do Crea-GO foi o Clube de Engenharia. O presidente da Instituição, engenheiro civil Dolzonan da Cunha Mattos, contou que  o espaço de lazer existe há 73 anos com infraestrutura que inclui piscinas, espaço de convivência e eventos, academia, quadras, sauna e restaurantes. “O clube oferece lazer todos os dias. Além disso, lá é um lugar de convivência com outros profissionais da mesma área. É um espaço de networking e de geração de negócios”, relatou Dolzonan.

O funcionamento organizacional do Crea-GO e a sua importância no dia a dia dos profissionais foi apresentado  pelo  assessor institucional do Crea-GO,  eng. civ. Roberto Viana.  “Nós temos uma base de dados com todos os serviços mapeados por região do Estado no BI. Essas informações podem ser acessadas pelos nossos profissionais e baseado nesses dados ele pode decidir a área de atuação que pretende trabalhar”, explica.

O assessor da Autarquia também apresentou pontos importantes das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs),  infrações e penalidades no exercício profissional e tirou dúvidas dos novos profissionais. “No programa Jovem Engenheiro nós temos uma hora de bate papo para auxiliá-los nesse início de carreira”, explicou Viana.

O encontro terminou com a fala do orador da turma, eng. civ. Jaderson Miguel de Lima.

Publicado em 05/03/2024