A Associação Goiana das Entidades Administradoras do Desporto e Paradesporto (AGEAD), presidida pelo desportista Luiz Berquó, valorizou sobremaneira a sessão especial realiza na Alego, em homenagem a 150 desportistas. Desde a fase embrionária do evento, idealizado pelo deputado Bruno Peixoto (UB), Berquo esteve presente nas reuniões e indicou importantes nomes para receber o Certificado do Mérito Legislativo do Poder Legislativo estadual.

Presidida inicialmente pelo deputado Virmondes Cruvinel (UB), a sessão especial foi concluída pelo deputado Gugu Nader (Agir), que procedeu à entrega do documento reconhecendo pela Alego o trabalho prestado pelos homenageados ao engrandecimento do desporto no Estado de Goiás. Entre os contemplado com o Certificado do Mérito Legislativo, alguns já passaram para o outro lado do véu, ao exemplo do mestre Hugo Mendes Nakamura, introdutor das Artes Marciais em nosso Estado.

 

Com o Plenário Iris Rezende e suas galerias lotados, discursaram na sessão, além dos deputados Virmondes e Nader, Bruno Matos, diretor do Instituto InSaúde, em nome dos homenageados; e Luiz Berquó, presidente da AGEAD. Berquó destacou o papel preponderante do esporte na formação de um cidadão. “Todas as pessoas já praticaram esporte, isso não quer dizer que tem que ser um campeão olímpico, ou um campeão de qualquer outra coisa. É isso que temos no sangue. Eu agradeço muito a oportunidade de estar aqui, em um ambiente de solidariedade. Por isso , todos vocês que estão aqui merecem essa homenagem. E nós temos muito orgulho de ter contribuído para a realização desse maravilhoso evento”, ressaltou o presidente da AGEAD.

Entre as homenagens póstumas, destacou-se a prestada ao saudoso mestre Hugo Mendes Nakamura, introdutor das Artes Marciais, oficialmente, no Estado de Goiás. Ele foi representado pelo seu filho, Hudson Nakamura, médico oftalmologista de renome internacional, que segue firme na prática do judô. Outra homenagem póstuma das mais justas foi prestada ao mestre Pedro Mizukami, que foi representado pelo seu filho Pedrinho Mizukami, Lélio Ramalhão, representado por seu filho Luiz Berquó, Ubirajara Berocan Leite, representado por seu filho Ubirajara Berocan, carinhosamente chamado de “Berocanzinho”, foi ainda homegeado Armando Felipe, “Felipão”, representado por sua Maria Luzia, “Lú”, também grande desportista.

Felizmente, outros grandes desportistas que seguem vivos e ativos entre nós foram homenageados, inclusive com indicações, também, do desportista Ludgero Galli, eminente professor de educação física e fundador das federações de tênis e de xadrez, que, igualmente a Berquó, contribuiu efetivamente para o sucesso do evento proposto por Bruno Peixoto. Entre eles, destaco os grandes mestres Oswaldo Mendonça Júnior, Luiz Carlos Macedo de Abreu, caratecas que tiveram o privilégio de militar ao lado de Hugo Nakamura. Do tênis, destaco Osvaldinho e Cláudio Donizete. Ressalto, também, o nome de Manoel Xavier, campeão de sinuca.

Que privilégio o de ter militado ao lado do grande desportista Hugo Mendes Nakamura, responsável direto pelo engrandecimento das Artes Marciais no Estado de Goiás. Inclusive, participando como dirigente de algumas das Olimpíadas em que o Brasil se destacou no karatê, judô, taekwondo, luta livre olímpica e outras modalidades esportivas afins. Não tenho palavras para definir a contribuição de Hugo Nakamura não apenas para as modalidades ligadas às Artes Marciais, mas para o esporte de modo geral. Eu mesmo fui guindado à presidência da Federação Goiana de Tênis e de Taekwondo pelo seu incentivo e interferência.

Outra pessoa que foi homenageada foi minha amiga e irmã de fé Wagner de Oliveira Costa, uma grande campeã de basquete, que, até hoje, ainda brilha dentro das quadras, ao lado de veteranas da Seleção Brasileira de Basquete. Mas Wagné, como é chamada pelos amigos, tem um trabalho muito mais nobre como professora de educação física na revelação de novos talentos para essa modalidade esportiva. Após a homenagem, ela, juntamente com um grupo de desbravadores da Igreja Adventista do Setor Pedro Ludovico, distribuiu o livro O Grande Conflito aos deputados e demais presentes na solenidade.

Ao justificar a sua iniciativa, Bruno Peixoto disse não ter a menor dúvida de que o esporte tem um papel preponderante na formação de um cidadão. “Com toda certeza, o esporte é uma porta importante de inclusão”, sintetizou o parlamentar que preside o Parlamento estadual. Pelo fato de a homenagem em questão ter sido limitada em 150 pessoas, Peixoto pretende realizar uma nova sessão especial, ainda nesse semestre, para novas homenagens a atletas e dirigentes esportivos, que têm contribuído para a ascensão do nome do Estado de Goiás.

Publicado em 26/02/2024