A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) desenvolve, como parte dos trabalhos em prol da segurança pública, uma série de ações sociais que fortalecem a presença comunitária. Uma delas é o Programa Anjos da Guarda, que promove atividades lúdicas em escolas, parques e demais espaços públicos em geral. De janeiro a agosto de 2023, a iniciativa alcançou 7.800 crianças por meio de 85 ações, como palestras, peças teatrais, pinturas faciais, entre outras.

O Programa Anjos da Guarda foi instituído pela Prefeitura de Goiânia por meio do Decreto nº 4.595, de 22 de outubro de 2013. O principal objetivo é a prevenção primária do uso de drogas e de violências para proteção da infância, além de fomentar a participação e sensibilizar a comunidade em geral para os cuidados com as crianças.

Além das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, as atividades também acontecem em espaços como parques e o Zoológico, a fim de divulgar a prática de sustentabilidade e incentivar o contato com a natureza como sinal de vida, saúde e equilíbrio social.

O coordenador do Programa Anjos da Guarda, GCM Vasco de Ramos Lino, destaca que a iniciativa aproxima as crianças dos serviços de segurança pública prestados pela GCM. “Enquanto desenvolvemos atividades lúdicas com as crianças, quebramos paradigmas e combatemos ideias preconcebidas de que a segurança pública é repressiva. Nosso objetivo é trabalhar pela população, de forma humanizada e acolhedora”, afirma.

Dentre as atividades, os integrantes do Programa também desenvolvem o brinquedo cantado, que estimula a criança a brincar com o seu próprio corpo, seja por meio da música, expressão vocal e dança. As ações ajudam a desenvolver a coordenação motora e, sobretudo, a socialização.

O Programa Anjos da Guarda está nas redes sociais. Instagram: @anjos.daguarda e Facebook: Programa Anjos da Guarda GCM/Goiânia.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia