Você já ouviu falar dessa doença?
O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta lança campanha interna em prol dos cuidados quanto à Esclerose Múltipla (EM).
A EM é uma doença neurológica, crônica e autoimune, ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central. Tem prevalência maior na população feminina, provocando lesões cerebrais e medulares.
A EM é a doença neurológica, de causas desconhecidas, que mais afeta adulto jovens no mundo, sendo 30 anos a média de idade em que as pessoas são diagnosticadas.
A EM não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio e da coordenação motora, dores articulares, disfunção intestinal e da bexiga.
A ABEM-Associação Brasileira de Esclerose Múltipla estima que cerca de 40 mil brasileiros são pessoas com Esclerose Múltipla.
esclarecer que a Esclerose Múltipla: Não é doença mental. Não é contagiosa. Não é suscetível de prevenção. Não tem cura e seu tratamento consiste em atenuar os sintomas e desacelerar a progressão da doença.
A data comemorativa, instituída pela Lei nº 11.303/2.006, tem como objetivo dar maior visibilidade à doença, informar a população e alertar para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.
Em caso de suspeita de Esclerose Múltipla, o Médico Neurologista deverá ser procurado para realizar uma avaliação.
Publicado em 29/08/2023