HDS

HDS alerta sobre as principais sequelas dos acidentes de trânsito juliano.

No fim das férias de julho, HDS alerta sobre as principais sequelas dos acidentes de trânsito

Acidentes de trânsito são um problema grave e crescente em todo o mundo. De acordo com dados recentes, o Brasil é um dos países com maior número de mortes no trânsito.

Em 2020, foram registrados mais de 30 mil óbitos nas estradas e ruas do país. Os acidentes de trânsito são uma das principais causas de morte entre jovens e adultos na idade produtiva, o que representa um grande impacto econômico e social.

Conforme explica o Dr. Cristhiano Holanda, gerente médico do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS), “os acidentes de trânsito podem deixar uma série de sequelas, tanto físicas quanto psicológicas, que podem afetar profundamente a vida das vítimas e suas famílias.

Algumas das sequelas mais comuns são as lesões físicas, como fraturas, traumas cranianos, lesões na coluna vertebral e queimaduras. Essas lesões podem trazer problemas de saúde a longo prazo, como dor crônica, limitação física e deficiências permanentes. Além disso há os transtornos emocionais, como transtorno de estresse pós-traumático, ansiedade, depressão e fobias relacionadas à direção”.

Atualmente, no HDS, 50% dos leitos da UCP – Unidade de Cuidados Prolongados, é ocupada por pacientes com sequelas de acidentes de trânsito.

Publicado em 29/07/2023