Conhecido como “negócio de dropshipping” ou “modelo de negócios just-in-time”, ter uma empresa sem estoque pode trazer várias vantagens para o empreendedor.
Além de ter um investimento inicial mais baixo, ele também cria a possibilidade de um crescimento maior em menos tempo.
Um exemplo de tipo de negócio como esse é a Vaapty, fundada em 2020, não necessita de estoque para realizar a intermediação da venda de veículos seminovos, de forma mais segura e sem burocracia. O fato de não precisar estocar carros foi um dos motivos que levou a empresa a se tornar franquia e a movimentar mais de um bilhão em vendas. O CEO e sócio fundador da marca, Ycaro Martins, explica as principais vantagens em investir nesse tipo de negócio:
Menor investimento inicial
Não é necessário investir uma quantia significativa em estoque inicial, o que reduz o risco financeiro e uma economia de capital.
“Os custos operacionais também são menores, não tem necessidade de armazenar produtos e não há custos associados ao aluguel de um espaço para armazenamento. Você movimenta o negócio com o próprio dinheiro do mercado”, explica Ycaro Martins.
Maior flexibilidade
Existe a possibilidade de você oferecer uma ampla variedade de produtos sem se preocupar com o espaço para armazená-los. A adaptabilidade também é uma vantagem, pois é mais fácil ajustar sua oferta de produtos de acordo com as tendências de mercado e as demandas dos clientes.
Redução de riscos
Não há necessidade de se preocupar com a depreciação ou com produtos que não vendem. O risco de ter produtos “encalhados” não existe nesse tipo de negócio. Além disso, esse empreendedor tem uma coisa a menos para gerir, já que não há problemas como controle de inventário e gestão de excessos ou faltas de estoque.
Facilidade de escala
“Expandir seu negócio se torna mais fácil, pois você não precisa se preocupar com o aumento proporcional do estoque. Outra vantagem é que boa parte do seu negócio pode ser automatizado, permitindo um crescimento mais eficiente”, explica o CEO e sócio-fundador da Vaapty.
Concentração no marketing e no cliente
Empresas sem estoque conseguem ter um foco maior no Core Business, pois como não existe essa preocupação, é possível se concentrar mais em marketing, atendimento ao cliente e outras áreas importantes do negócio.
Quais são os desafios?
Embora existam muitas vantagens, é importante também estar ciente dos desafios de empreender sem estoque, como a dependência da qualidade e confiabilidade dos fornecedores ou compradores, a necessidade de uma boa plataforma de atendimento ao cliente para lidar com vendas, problemas de envio e devolução.
“Essa é uma ótima opção de negócio para empreendedores que desejam minimizar os custos iniciais e operacionais, manter a flexibilidade e focar em aspectos estratégicos do negócio, como marketing e crescimento” disse o CEO da Vaapty, que tem um modelo de negócio com investimento inicial a partir de R$200 mil.
Modelo Vaapty Store
Investimento inicial: R$ 200 mil (incluso taxa de franquia e loja)
Capital de giro: R$ 80 mil
Taxa de franquia: R$ 90.000,00
Royalties: R$ 250,00 por veículo intermediado
Taxa de publicidade: 500
Faturamento médio mensal: R$ 180.000,00
Lucro líquido médio mensal: 35% Prazo de retorno: de 9 a 12 meses
Prazo de contrato:5 anos
Publicado em 09/07/2024