A sustentabilidade tem cada vez mais deixado de ser apenas uma preocupação ética, transformando-se também um diferencial competitivo e uma estratégia poderosa para os negócios.
A “rentabilidade verde” mostra como é possível crescer economicamente e obter sucesso nos negócios sem comprometer o planeta. Em um mercado cada vez mais competitivo, o respeito ao meio ambiente deixou de ser opcional e se tornou um dos pilares do sucesso empresarial.
Considerado uma tendência, esse movimento está moldando o futuro dos empreendimentos e tornando-se aliado de empresas como a Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, que carrega no DNA da rede a responsabilidade ambiental.
Com modelos para condomínios e lojas, a franquia chama a atenção de franqueados multiunidades e de quem quer começar a empreender. “Desde o início já pensamos na sustentabilidade, tanto que temos equipamentos que trabalham com consumo menor de água e energia”, explica o CEO e fundador da rede, Angelo Max Donaton.
Gerar lucro ao adotar práticas que respeitam o meio ambiente e minimizar seu impacto ambiental por meio de ações sustentáveis vem sendo o futuro dos negócios. E esse impacto econômico se explica nos números crescentes de empresas que adotam medidas de ESG. “Um dos grandes diferenciais da Lavô é a sustentabilidade na hora de lavar e secar. Os equipamentos consomem apenas 2 watts por ciclo, contra 9 watts da máquina doméstica. O consumo de água também é menor, 56 litros por lavagem, enquanto, em casa, este gasto pode chegar a 190 litros. Isso tudo por ciclos a partir de R$16, o que traz para o consumidor final também uma redução de custos”, afirma o CEO.
A rentabilidade verde abrange tanto o uso eficiente de recursos quanto a implementação de estratégias que buscam preservar o meio ambiente, como a redução de emissões de carbono, o uso de energia renovável e a economia circular.
Na Lavô, por exemplo, uma das práticas adotadas é o investimento em energia solar e cerca de 15% das unidades já aderiram ao plano por assinatura. Com isso, os franqueados ganham um desconto em média de 12% da tarifa. “A assinatura não gera custos para o franqueado, somente o da energia, e auxilia na construção de mais usinas solares pelo aumento da demanda. Além disso tudo, incentiva o uso de energia limpa por meio das fazendas solares”, completa Donaton.
Sobre a Lavô
A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com mais de 500 unidades pelo Brasil. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do sistema online.
Publicado em 12/11/2024
Adicionar Comentário