A iniciativa faz parte do Projeto 3ª Art, coordenado por Jasimar Alves, responsável pela unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santo Afonso, e pela educadora social Thalita Natielly Marques.
O grupo conta com cerca de 18 pessoas idosas, que se reúnem às quartas-feiras para bordar, prosear, lanchar e ainda socializar o conhecimento e experiências dentro da comunidade. São produzidos trabalhos artesanais como crochê, costura, bordados de linhas e fitas, patchwork, confecção de panos de prato, cesta de pães, sousplat, nécessaire, lixeira de carro, toalhas bordadas e caixas de presentes.
“Nunca é tarde para aprendermos. Frequentar o Cras e participar dos grupos é uma terapia contra a depressão e tristeza”, pontua dona Alvina Caixeta, de 88 anos, viúva, frequentadora do projeto, mãe de 10 filhos, 22 netos e seis bisnetos.
Recentemente, a unidade passou por reordenamento e melhorias, incluindo reparos no telhado, pintura em toda a estrutura e a criação de uma horta comunitária. Com sua capacidade expandida, a unidade, que atendia 200 famílias, agora tem o potencial de atender até mil famílias.
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social – (Sedhs) – Prefeitura de Goiânia