SMS

Prefeitura de Goiânia oferece atendimento pediátrico em 22 unidades básicas.

Com o objetivo de melhorar e ampliar o acesso da população ao atendimento pediátrico, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza 37 pediatras distribuídos em 22 unidades básicas da Atenção Primária em Saúde.

O atendimento pediátrico nessas unidades está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com uma média de 8 mil consultas disponíveis por mês. No entanto, um desafio enfrentado pela SMS é o alto índice de abstenção, onde apenas 40% das consultas agendadas são efetivamente realizadas.

A superintendente de Gestão de Redes de Atenção à Saúde da SMS, Cynara Mathias, destaca que, no mês de agosto, das 7.885 consultas pediátricas disponíveis para agendamento, somente 2.818 foram confirmadas, e outras 911 foram realizadas sem agendamento. Ao todo, em agosto, 3.729 foram efetivamente realizadas. Isso significa, conforme ela, que 4.156 consultas deixaram de ocorrer devido à falta de procura do serviço na atenção primária.

“A iniciativa visa facilitar o acesso dos cidadãos de Goiânia aos serviços de saúde e priorizar as unidades de atendimento 24 horas apenas para casos de urgência e emergência”, relata Cynara Mathias.

Publicado em 25/09/2023