Material apreendido durante a campanha Pipa Sem Cerol, que busca conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre os perigos do uso do produto / Foto: AGCM
A Prefeitura de Goiânia apresenta nesta terça-feira (3/9), às 8h, o gibi educativo Pipa sem Cerol, numa iniciativa da Guarda Civil Metropolitana (GCM), evento que marca a exposição do material apreendido durante a ação que leva o mesmo nome, encerrada neste domingo (1º/9). O ato acontece na sede da instituição, na Avenida Nazareno Roriz, 66, no Setor Castelo Branco.
O material educativo foi idealizado e produzido pelo grupo Anjos da Guarda, da GCM, que tem se dedicado à prevenção primária através de atividades lúdicas com crianças da Rede Municipal de Educação. O gibi educativo aborda, de forma divertida e acessível, o tema Pipa sem Cerol, numa iniciativa que visa reforçar a mensagem da ação e contribuir para a formação de uma cultura de paz nas escolas e comunidades.
As histórias contadas nos quadrinhos foram pensadas, criadas e discutidas pela equipe em comum acordo. Elas abordam temáticas relevantes vivenciadas pelas crianças e adolescentes. Acredita-se que, com a implementação dessa nova ação de política pública de prevenção primária, desenvolvida pela Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, por meio do Anjos da Guarda, terá maior alcance.
Conscientização
Lançada em 3 de junho de 2024, no Núcleo Socioambiental Puama, a ação Pipa sem Cerol busca conscientizar crianças, adolescentes e adultos sobre os perigos do uso do cerol e de outras linhas cortantes, como a chilena e a indonésia. A ação contou com a parceria de instituições como o Detran Goiás, ONG Guardiões do Verde, pasta da Educação de Goiânia (SME), Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Movimento Lixo Zero, Associação dos Servidores da Guarda e motoclubes locais.
Durante o mês de julho, a ação Pipa sem Cerol intensificou suas ações, ganhando reforço aos finais de semana, conforme determinação do responsável pelo Comando Operacional, Gustavo Toledo, com o intuito de inibir o uso das linhas cortantes, especialmente em um período de crescente demanda e de denúncias.
O material recolhido, que será exposto nesta terça-feira, receberá destinação correta, a fim de se causar o menor impacto possível ao meio ambiente. Para a execução dessa ação, a GCM conta como parceiro o Movimento Lixo Zero que, entre outras tarefas, destina material para cooperativas de material reciclável.
O envolvimento de membros dos grupos Guarda Mirim e Anjos da Guarda, juntamente com os grupos Cão Amigo, do Grupo de Operações com Cães (GOC K9), e o Escola Mais Segura, tem sido fundamental para as atividades educativas nas escolas, a exemplo da ação Pipa Sem Cerol. A Educação municipal, por exemplo, se destaca com o Festival de Pipas, promovendo práticas seguras para a diversão das crianças.
A GCM avalia os resultados da ação como encorajadores, por observar que desde a sua instituição observou-se uma diminuição significativa de vítimas fatais relacionadas ao uso de cerol.
De 2009 a 2023, os dados mostram uma tendência de queda, com alguns anos sem registros de mortes. Houve o registro de apenas seis acidentes fatais, ao longo de mais de uma década. Para a Guarda Civil, esses números evidenciam a eficácia das ações de conscientização e prevenção que temos promovido.
Guarda Civil Metropolitana (GCM) — Prefeitura de Goiânia
Publicado em 03/09/2024