OLIMPIADAS PARIS 2024

Novos esportes são símbolo de liberdade olímpica em Paris.

 

Gustavo Bala Loka na final do BMX no Pan de Santiago — Foto: Alexandre Loureiro/COB

Ge – Por Marcel Merguizo — São PauloBlog Olímpico Marcel Merguizo — Foto: Reprodução

A novidade veio dar à praia, pistas e paredes um sinal de liberdade. Como sereias olímpicas que apareceram às margens de uma ilha secular, breaking, surfe, skate, bmx estilo livre, escalada esportiva e caiaque cross são novidades dos últimos anos que embelezam e assustam o panteão.

Já faz tempo eu vi você na rua, cabelo ao vento, gente jovem reunida. Mas agora você é olímpico. Esse é o clima do OQS, que teve a primeira etapa mês passado na moderna Xangai, na China.

Agora, no velho continente, jovens como Gustavo Balaloka e Giovanni Vianna podem garantir a vaga nos Jogos que começarão menos de um mês depois. Bala pode ser o primeiro brasileiro da história do BMX freestyle a se classificar para as Olimpíadas.

A modalidade das pequenas bicicletas que voam em estilo livre estreou em Tóquio, mas, sem representantes do Brasil, passou despercebida do lado de cá. Giovanni está em busca de sua segunda participação olímpica no skate street, esporte que conquistou os agora seguidores de Rayssa Leal e companhia.

Publicado em 14/06/2024