Vasco jogou final da Copa João Havelange com a logo do SBT estampa(Foto: Reprodução)
Nos anos 2000, Vasco e o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) protagonizaram um episódio curioso no futebol brasileiro. Na final da Copa João Havelange, contra o São Caetano, o Cruz-Maltino entrou em campo com uma a logo da emissora estampada no uniforme. A competição era transmitida pela Rede Globo.
O ato ocorreu por decisão do ex-presidente do Vasco, Eurico Miranda, que na época era vice-presidente de futebol do clube. O dirigente ficou insatisfeito com a cobertura da queda do alambrado de São Januário.
O Eurico me mostrou a camisa e levei um susto. Ele não tinha me comunicado, e eu considerava que o Vasco não poderia jogar com ela, e falei para ele. Ele disse: ‘pode sim e vamos jogar. Está tudo acertado’. E falei: ‘Eurico, eu duvido que você tenha acertado algo com o SBT sobre essa camisa. Isso vai dar confusão — revelou Roberto Garófalo, ex-diretor de comunicação do Vasco.
Eurico ordenou que os uniformes com a logo do SBT fossem colocados no vestiário. A troca foi realizada antes que os jogadores chegassem.
O diretor do SBT, Fernando Pelegio, afirmou que na época a emissora não foi avisada de nada.
– Eu olhando, pensei: ‘estou ficando louco. Estou olhando o logotipo do sabão em pó e parece o do SBT. Estou trabalhando demais. Começo a olhar e… é SBT, tem de ser, não estou ficando louco’. A Globo tinha acabado de levar da gente o Jô Soares. Falei: ‘putz, eles vão vir aqui e fazer um shopping center só de retaliação. Eu não sei se na Globo acreditam que a gente não sabia, mas realmente não sabíamos de nada – disse Fernando Pelegio.
A ação praticada por Eurico Miranda gerou atrito na relação do Vasco com a Rede Globo. Segundo Sergio Frias, biógrafo de Eurico, o clube ficou 18 meses sem receber as verbas da emissora.
Publicado em 17/08/2024