Prefeitura de Goiânia

Ministério do Planejamento e Orçamento autoriza Programa Macambira Anicuns.

O Governo Federal, por meio do Ministério de Planejamento e Orçamento, autorizou a Prefeitura de Goiânia a iniciar as tratativas com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em busca de financiamento para continuidade do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns. O PUAMA II, como está intitulado o projeto, irá abranger os três últimos setores do parque linear, localizados junto à vazante do Ribeirão Anicuns, na Região Norte da Capital.

Apresentada ao Ministério em abril deste ano pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), a carta-proposta do PUAMA II, que foi elaborada pela equipe técnica da Unidade Executora do Programa Urbano Ambiental Macambira Anicuns (UEP), ficou em sexto lugar dentre 25 projetos analisados pela Comissão de Financiamentos Externos (COFIEX).

Orçada em cerca de US$ 75 milhões, a segunda etapa do Puama irá abranger 43 bairros localizados nas imediações do Ribeirão Anicuns, entre a Vila João Vaz e o Setor Urias Magalhães. O seu foco principal é a recuperação de áreas degradadas na região, com obras de micro e macro drenagens para a redução das áreas de inundação, mitigando, assim, as ocorrências de assoreamento e restabelecendo o equilíbrio da fauna e flora na região.

Publicado em 08/10/2023