BOXE LUTO

Maguila, maior peso pesado brasileiro de todos os tempos, uma morte a ser lamentada.

Ex-pugilista brasileiro, Maguila foi campeão brasileiro repetidas vezes

Morreu, aos 66 anos, José Adilson Rodrigues dos Santos, o “Maguila”, vítima de uma demência pugilística, o ex-lutador sofria de uma encefalopatia traumática crônica, uma doença parecida ao mal de Alzheimer, que é causada por repetitivos golpes na cabeça e afeta, principalmente, em ex-atletas de boxe.

O peso-pesado iniciou a sua carreira no esporte com a ajuda do narrador e empresário Luciano do Vale. Além disso, ele tinha uma empresa, a Luqui, que era responsável por assessorar o ex-atleta e o colocou para treinar com o famoso  treinador americano Angelo Dundee, quem era responsável por agenciar mitos do boxe, como Muhammad Ali, George Foreman e Jimmy Ellis.

Atualmente, Maguila vivia no interior de São Paulo, onde recebia um tratamento adequado para o seu problema de saúde. Uma das suas últimas aparições na mídia foi em abril, quando a sua família compartilhou um vídeo dele praticando boxe ao ar livre.

O ex lutador, considerado uma lenda no boxe, estava internado desde 2017, em uma clínica em Itu, no interior de São Paulo, e lutava contra uma encefalopatia traumática crônica (ETC), doença incurável resultante dos golpes na cabeça que levou durante a carreira no boxe.

Quem era Maguila

Maguila lutou 85 vezes na carreira, com 77 vitórias, e tem entre os títulos um Mundial de Boxe, pela Federação Mundial de Boxe, tida na época como segunda linha, em 1995.

O ex-pugilista foi repetidas vezes campeão brasileiro e sul-americano de boxe na categoria peso-pesado, campeão das Américas e Mundial também na categoria de peso-pesado.

Publicado em 26/10/2024