FRANQUIAS

Goiânia lidera o crescimento do setor de franquias no Brasil.

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) conduziu um estudo inovador sobre o crescimento do faturamento no mercado de franquias nas cidades brasileiras, destacando o desempenho econômico do setor. Goiânia lidera o ranking, com um crescimento de 25,59% no primeiro semestre de 2024, atingindo R$ 1,745 bilhão em faturamento, impulsionado pelo crescimento econômico do Estado e pela expansão das operações no interior. No mesmo período de 2023, o faturamento foi de R$ 1,389 bilhão.

A análise de 30 cidades revelou que o agronegócio é um fator crucial para o setor de franquias no Brasil. Sete dessas cidades têm suas economias fortemente ligadas a esse setor, incluindo Goiânia, Campo Grande, Uberlândia, Londrina, Ribeirão Preto, Cuiabá e Brasília. Essas localidades apresentaram crescimentos entre 14,16% e 25,59%, evidenciando uma demanda robusta por produtos e serviços oferecidos por franquias.

Estudo anterior realizado pela entidade aponta que o Estado de Goiás registrou a presença de 6.335 unidades de franquias no primeiro semestre deste ano. O número é 6,7% maior que o do mesmo período de 2023, quando havia 5.937 unidades. Em questão de faturamento, o crescimento foi ainda maior: 24,9%, passando de R$ 3.3 bilhões na primeira metade do ano passado para R$ 4.1 bilhões nos primeiros seis meses de 2024.

Os dados indicam que Goiás deve se manter em posição de destaque entre as unidades federativas quanto ao crescimento de faturamento das franquias. O último ranking divulgado pela ABF, considerando os primeiros semestres de 2022 e de 2023, mostra que o Estado conquistou a primeira colocação nesse quesito, com crescimento de 35%, à frente de Minas Gerais (28%), Bahia (28%) e Espírito Santo (27%).

Muitas destas franquias são negócios que nasceram em Goiás e estão se expandindo para o resto do País e até para o exterior. Conheça duas iniciativas.

 

Enfermeira goiana revoluciona segmento de massagens com franquia sem  hora marcada

A Fast Massagem, criada pela enfermeira Mayra Morais, já nasceu com um modelo inovador de franquia, com os diferenciais de ser a primeira do segmento a atender sem hora marcada, atingindo um crescimento acelerado em um mercado cada vez mais competitivo, o da beleza.  A marca chega ao primeiro ano de fundação no dia 8 de novembro, com um marco significativo: a venda de 12 franquias em 12 meses e com expectativa de fechar o 2024 com 15 unidades.  A meta para 2025 é chegar a 40 unidades ativas.

“O sucesso inicial nos surpreendeu, e isso nos deu a confiança para continuar expandindo”, afirma Mayra. A enfermeira já atuava no segmento de massagens estéticas há 11 anos, e chegou a ter duas clínicas, que foram fechadas com o advento da pandemia. Mas, em 2023, ela reacendeu seu negócio, fundando a Fast Massagem em sociedade com o empresário Eduardo Pacheco e o médico Rodrigo José, dentro do modelo de franquia.

O que a motiva, segundo Mayra, é o impacto positivo que sua empresa tem na autoestima e no bem-estar das clientes. “Ver como a Fast Massagem melhora a vida das pessoas é gratificante e me dá energia para continuar expandindo”, destaca. O foco no atendimento sem hora marcada, que se adapta à rotina da mulher moderna, é um dos diferenciais que conquistaram o público. “Queremos que nossas clientes se sintam bem, não apenas fisicamente, mas emocionalmente também”, explica.

Além disso, a enfermeira atribui parte do crescimento ao desenvolvimento de protocolos exclusivos que foram cuidadosamente elaborados para oferecer uma experiência única. “Nossa proposta é transformar a massagem em uma arte, onde nossos profissionais não apenas tratam o corpo, mas também conectam mente e alma”, complementa. Essa abordagem tem atraído um número crescente de clientes e gerado um forte reconhecimento da marca.

Mas empreender apresenta seus desafios. Mayra ressalta que, embora a abertura de novas unidades tenha sido facilitada pela demanda crescente, manter a qualidade e a inovação em um crescimento tão rápido é um aspecto desafiador. “É crucial entender as necessidades do cliente e se adaptar rapidamente”, opina. Ela também enfatiza a importância de um bom planejamento e de uma análise de mercado cuidadosa, especialmente ao entrar em novas cidades.

Os próximos passos da Fast Massagem incluem a abertura de mais unidades, como as que estão previstas para Rio Verde, Goiânia e Aparecida de Goiânia. Mayra também está focada em consolidar a marca em nível nacional, explorando novas cidades estratégicas para expandir a Fast Massagem por todo o Brasil. Novas unidades em Santos (SP) e em Brasília (DF) estão com inauguração prevista para a primeira semana de janeiro de 2025. “Estamos sempre desenvolvendo novos protocolos e aprimorando a experiência dos nossos clientes, porque o nosso compromisso é com a excelência”, finaliza.

Imobiliária goiana chega ao exterior

Embora o brasileiro esteja adquirindo a cultura de investir no mercado financeiro, o imóvel continua sendo um dos ativos mais valorizados. Foi surfando neste mercado que os corretores de imóveis Ronaldo Dantas, Victor Albuquerque e Leandro Batista fundaram a My Broker Soluções Imobiliárias, trilhando uma trajetória impressionante no mercado imobiliário.

Com apenas 13 anos de trajetória, a empresa, que apresentava um volume de vendas de 48 milhões em 2016, alcançou a marca de 2,9 bilhões em 2023, expandindo seu time de 40 para 2.200 corretores.

A My Broker passou de uma única unidade para 62, alcançou outros 11 Estados (além de Goiás) e, agora, inclui em seu portfólio operações internacionais em Porto (Portugal) e Orlando (EUA). A previsão é chegar a 80 unidades até o fim do ano.

Parte dessa expansão se deve ao sistema de franquias adotado pela empresa neste ano. Das 62 unidades em operação, 24 estão inseridas nesse modelo.

De acordo com Ronaldo Dantas, desde 2017 a My Broker estudava uma metodologia para desenvolver as franquias de forma eficiente. “Hoje, nós conseguimos estruturar um modelo de transferência de cultura, educação corporativa, investimento em sistema e incentivos para a equipe. Com isso, passamos a nos sentir confortáveis para nos espalharmos como franquia”, comenta.

Segundo ele, o objetivo da My Broker não é simplesmente abrir lojas, mas levar prosperidade aonde as novas unidades forem abertas. “Queremos promover um crescimento que se sustente a longo prazo para os franqueados”, afirma.

Além do sucesso na área de vendas, a My Broker passou a atuar também no setor de incorporação, desenvolvendo seus próprios projetos. A empresa sempre atuou como um braço das incorporadoras parceiras, contribuindo com um conhecimento profundo das demandas do público e pontos de melhoria.

Ronaldo aponta que seu compromisso com a responsabilidade social é o que o motiva a continuar empreendendo. “Acredito que posso ajudar mais pessoas a realizarem o sonho da casa própria, transformando vidas por meio de negócios imobiliários bem-sucedidos”, diz. Para ele, o diferencial da My Broker está na formação de corretores que atuam como consultores pessoais, priorizando a satisfação do cliente em cada transação.

Ronaldo elogia o ambiente de negócios em Goiás, que se destaca pela modernidade e pelo potencial de crescimento. “Goiânia é uma referência no mercado imobiliário nacional, com lançamentos constantes e serviços de alta qualidade”, afirma. No entanto, ele ressalta que a concorrência é intensa, o que exige inovação contínua e um profundo entendimento das necessidades do mercado.

Os próximos passos da My Broker incluem o investimento em tecnologia, com o lançamento de um sistema que facilitará a conexão entre clientes e oportunidades de mercado. Ronaldo aconselha novos empreendedores a buscarem seu diferencial e a se comunicarem claramente sobre sua contribuição social, destacando a importância de ter as pessoas certas ao seu lado.

Publicado em 06/11/2024