Goiânia conta com 82 espaços públicos gratuitos projetados exclusivamente para recreação de pets | Fotos: Comurg
Cada parquinho dispõe de quatro tipos de aparelhos: arcos de pneus sustentados por balizas, barras verticais simulando obstáculos de agilidade para movimento dos pets, túnel de 5 metros construído com manilha de concreto e rampa de madeira contendo degraus para exercícios de fortalecimento muscular. A área é cercada com alambrado de um metro de altura, para maior segurança dos animais.
Os aparelhos de salto em pneu, rampa e baliza são confeccionados pelos departamentos de Serralheria e Marcenaria da própria Comurg. Já os túneis de manilhas são cedidos pela pasta de Infraestrutura (Seinfra). A parceria tem surtido ótimos resultados: os pet places estão em pleno uso pelos cães e seus tutores, ainda mais em julho, mês de férias escolares.
Especialistas explicam que levar os companheiros de quatro patas para brincar e se exercitar ao ar livre é fundamental para mantê-los saudáveis e felizes. E o tempo de qualidade com o animal também faz bem ao tutor, que tem a oportunidade de se desconectar das telas, apreciar as árvores e flores das praças, e até mesmo fazer amizade com outros “pais” de pets.
Além disso, quando o cão é estimulado a gastar energia, existe uma melhora significativa de seu comportamento, diminuindo problemas com vizinhos e com a destruição de móveis em residências.
Para finalizar a lista de benefícios, o uso dos pet places municipais é totalmente gratuito, e há áreas de recreação canina em todas as regiões de Goiânia.