FIEG

Fieg comemora Semana Nacional da MPE com palestra sobre crédito e painel sobre empreendedorismo.

O Conselho Temático da Micro, Pequena e Média Empresa (Compem) da Fieg, liderado pelo empresário Jaime Canedo, promoveu terça-feira (03/10) o seminário Políticas e Ações em Prol das MPEs.

O evento, que contou com parceria do Sebrae Goiás, marcou a semana comemorativa ao Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (05/10), com palestra da analista de Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Maria Virgínia Colusso, e painel de debate com os empresários Paulo Sérgio da Silva, sócio-fundador da Milk Moo, e Denilson Candido de Oliveira, sócio-administrador da Mandioca Mundi.

Em sua apresentação, Maria Virgínia Colusso traçou panorama sobre as perspectivas de acesso ao crédito, analisando o atual cenário de demanda e concessões às empresas e o impacto da política monetária na oferta e contratações. “Percebemos uma retração na concessão de crédito desde o ano passado e para as micro e pequenas empresas é ainda mais difícil, seja pela alta taxa de juros, seja pela necessidade de garantias reais.”

De acordo com sondagem especial da CNI, as pequenas indústrias são as que têm maior dificuldade em conseguir o montante necessário em operações de crédito de curto e médio prazo. O porcentual de pequenas empresas que não consegue o recurso necessário é quase o dobro em relação às grandes.

SOLUÇÕES SENAI E SEBRAE PARA PEQUENOS NEGÓCIOS
O seminário Políticas e Ações em Prol das MPEs contou com participação do gerente de Tecnologia e Inovação do Senai Goiás, Rolando Vargas, que apresentou detalhes do edital Regional de Inovação para Micro e Pequena Indústria, em parceria da instituição da indústria com o Sebrae.