Por Redação do ge — Paris, França
Ainda nas primeiras horas das Paralimpíadas de Paris 2024, o Brasil já pode começar a contabilizar as medalhas.
Isso porque Cátia Oliveira e Joyce Olivera, que disputam a categoria de duplas femininas no tênis de mesa paralímpico, venceram Fawzia Elshamy e Ola Soliman, do Egito, por 3 sets a 0, e garantiram vaga no pódio da classe WD5, para atletas cadeirantes. A semifinal da categoria acontece na sexta-feira (30), às 7h (de Brasília).
Em caso de vitória, as brasileiras disputam a medalha de ouro no mesmo dia, a partir das 15h. Caso contrário, garantem a medalha de bronze, já que a modalidade nas Paralimpíadas premia os dois semifinalistas eliminados.
– Na minha carreira faltam duas medalhas, a do Mundial e a Paralímpica. Esse sonho está sendo realizado. O bronze já está garantido, mas temos um sonho ainda maior. A gente quer buscar o ouro. A Coreia é muito forte mas a última a gente ganhou – disse Joyce.
O duelo da semifinal deve ser o mais complicado na trajetória pelo ouro. Cátia e Joyce vão enfrentar as sul-coreanas Seo Su Yeon e Yoon Jiu, cabeças de chave número 1 do torneio. As asiáticas, inclusive, já entraram na competição com certeza de medalha, já que estavam de “bye” e fazem o primeiro jogo na semifinal, contra as brasileiras.
A seleção brasileira feminina de vôlei sentado estreou com vitória contra a equipe de Ruanda nos Jogos Paralímpicos de Paris. Com parciais de 25/13, 25/10 e 25/7, o Brasil garantiu uma vitória expressiva por 3 sets a 0 em apenas 55 minutos de disputa.
As brasileiras, atuais campeãs do mundo e medalhistas de bronze em Tóquio 2020, não enfrentaram grandes dificuldades contra a seleção ruandesa. A principal seleção feminina da África, no entanto, vive uma situação delicada: uma das atletas, cujo nome não foi divulgado, está desaparecida desde o dia 20 de agosto, quando chegou à França. As autoridades investigam o caso.
Atual segunda colocada do ranking mundial, a equipe treinada por Fernando Guimarães foi à quadra da Arena Paris Norte com Duda, Gizele, Pamela, Nathalie Filomena, Suellen, Janaína Petit e Nurya (líbero).
O Brasil está no Grupo B e voltará à quadra no sábado (31), às 15h (horário de Brasília), para enfrentar o Canadá, atual líder do ranking mundial. A última partida da fase de classificação será contra a Eslovênia, na segunda-feira (2), às 9h.
Publicado em 29/08/2024