O estudo sobre a participação feminina no setor de franquias da ABF – Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostra que 3 em cada 10 operações (32,2%) são lideradas pelo público feminino. Ainda de acordo com a entidade, as mulheres já são maioria nas redes franqueadoras, cuja participação passou de 46% para 57%, uma alta de 11 pontos porcentuais na amostra, entre 2015 e 2024. Isto mostra que lugar de mulher também é na gestão dos seus empreendimentos e na geração de emprego.
Dia do Empreendedorismo Feminino, em 19 de novembro, conheça histórias de mulheres que decidiram seguir seus sonhos em busca da liberdade financeira e pilotam negócios de sucesso.
Da licença maternidade para o comando de lavanderias
Formada em Administração, Caroline Rembowski atuou por anos com e-commerce. Franqueada da 5àsec há cinco anos, a história da maior rede de lavanderias e de Rembowski se alinharam. O marido de Caroline entrou em contato com a empresa para, em acordo com o marido, decidiu apostar no negócio em 2019. A abertura da primeira loja foi o ponta pé inicial, a empresária conta com quatro operações da 5àsec, todas na capital paulista. “Trabalho desde os 17 anos e não era uma opção ficar em casa para me dedicar à maternidade. A chegada da 5àsec em nossas vidas foi fundamental para que eu conseguisse meus ganhos financeiros e ter condições de acompanhar o crescimento das minhas filhas”, finaliza.
Amizade que gerou frutos no empreendedorismo
Sueli Souza ao conhecer a atual sócia, Angela Esteves, em um curso de MBA, descobriu sobre a marca Água Doce Sabores do Brasil e sua culinária. Com a amizade fluindo, Angela a convidou para investir em uma operação da rede de franquias, foi então que as duas abriram a Água Doce de Jaú. Precisava de uma ajuda no restaurante e recorreu à Sueli, a partir deste dia, a empresária não saiu mais de dentro da operação. Pediu demissão da empresa varejista em que atuava “Nunca pensei que iria viver para o meu negócio. No início, a intenção era ter um investimento para conquistar a independência financeira que buscava. Hoje, não me vejo sem a Água Doce, que me proporcionou o que eu almejava e me deu um propósito de vida, tanto pessoal quanto profissional”, finaliza a franqueada.
Flexibilidade para cuidar dos filhos
Flexibilidade de horário que possibilidade maior disponibilidade para se dedicar à família. Estes são os principais motivos que levaram Caroline Dalago Cruz a empreender. Radicada na capital paulista, aos 40 anos, ela é formada em engenharia sanitária e ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A opção por empreender com uma franquia do Café Cultura se deu por conta do conhecimento de longa data da Marca, já que ambas nasceram na capital catarinense.
Dona do próprio negócio para ter mais tempo com as filhas
Franqueada da Calçados Bibi desde 2010, Daniella Maia Tavares decidiu empreender com o apoio do marido, que também é empresário do setor calçadista em Maceió, Alagoas.Do setor comercial de uma emissora de TV da cidade para dona do seu próprio negócio, a empresária ampliou a oferta de calçados infantis de qualidade na capital alagoana em 2016, com a abertura da segunda loja Bibi na região. Com essa inauguração, Daniella inovou dentro da rede, com a primeira operação em um ponto de rua, localizada na praia de Ponta Verde, sendo modelo para a franquia por muitos anos. Atualmente franqueada de outra marca calçadista, a empresária deu um passo dentro da maior rede de calçados infantis do Brasil, com a implantação de mais uma unidade em Maceió.
Sonho familiar: 2ª geração de mulheres no empreendedorismo
Na rede há seis anos, Tatiana de Oliveira Alexandrowitsch já tinha uma proximidade com o Divino Fogão devido à sua família. A mãe, Maria Rita de Cássia da Paixão, faz parte da marca há 23 anos, se tornando franqueada há 11 anos, e a irmã, Tabata Paixão Oliveira Fontes, também atua como proprietária de uma operação da franquia há, aproximadamente, 12 anos. “Acredito que sendo mulher, consigo ter mais cuidado, atenção aos detalhes e no tato com os funcionários. Muitas vezes, nossa intuição nos ajuda no direcionamento do negócio. Hoje, a maioria dos colaboradores são do gênero feminino e percebo que as mulheres estão mais ativas no mercado de trabalho”, diz. “Minha mãe é um exemplo para nós. Com ela aprendemos muitos valores que levamos para dentro do nosso negócio. Tenho certeza de que todo o êxito que conquistamos é devido à nossa criação e a inspiração que tivemos dentro de casa”, conclui.
Virada de chave na carreira profissional
Bárbara Letícia Basso é franqueada da Ensina Mais Turma da Mônica, além de jornalista e pedagoga de formação. Líder de revendas de cosméticos em sua cidade, Ijuí (RS), Bárbara trabalhou em escolas particulares por anos após se dedicar a ser mãe de forma integral. “Me formei em Jornalismo, mas me encontrei profissionalmente quando cursei Pedagogia. Já dei aulas particulares e, durante a pandemia, fui amadurecendo a ideia de tirar um sonho da gaveta, que era ter uma escola da Ensina Mais Turma da Mônica. Sou franqueada desde 2021 e resolvi investir no segmento de franchising por ser um negócio confiável e com metodologia já testada, além de ser uma empresa reconhecida no mercado”, comenta. Para o futuro, Bárbara conta que planeja levar sua unidade além. .
Admiração que se tornou negócio
Juliana Olinto teve seu primeiro contato com a iGUi – líder mundial na produção e comercialização de piscinas pré-fabricadas – há mais de 15 anos, através de uma amiga que adquiriu uma piscina da marca em Charqueadas, no Rio Grande do Sul. Naquele período, Juliana desempenhava funções no Polo Petroquímico de Triunfo, onde atuou por sete anos na área de logística da Braskem. Com um profundo conhecimento sobre a rede e uma admiração genuína pela marca, ela enxergou uma oportunidade de grande potencial no empreendedorismo, e foi assim que, em julho de 2020, decidiu estabelecer contato com a iGUi. Dois meses depois, já se encontrava em São Paulo, participando de um curso em Cedral. Apesar dos obstáculos impostos pela pandemia de Covid-19, Juliana inaugurou sua primeira loja em outubro do mesmo ano. Atualmente, ela é multifranqueada da iGUi e gerencia duas unidades da TRATABEM: uma em São Gerônimo, no Rio Grande do Sul, e outra em Aquiraz, no Ceará. “Deu tudo certo e está dando cada dia mais! Sou muito feliz por ter passado por essa experiência e ter conquistado tantas coisas boas,” ressalta a multifranqueada.
De aluna a franqueada
Samara de Oliveira é empresária e franqueada da Microlins desde 2011. Quando tinha 15 anos, iniciou como aluna em uma das escolas de cursos profissionalizantes da marca e conquistou seu primeiro emprego ali mesmo. Conforme foi evoluindo juntamente com a unidade, surgiu uma oportunidade de ser tornar sócia da sua primeira franquia, localizada no Jardim São Luiz, na zona Sul de São Paulo. “Ingressei na Microlins e ali mesmo me despertou o desejo de empreender com a educação. Minha família sempre foi muito humilde e nunca pode investir na educação das crianças, sendo que a prioridade era o sempre o trabalho. Conhecendo a franquia, me identifiquei com a missão, a dedicação e o empenho da marca, que apresenta uma proposta genuína de realizar uma mudança na vida das pessoas, buscando melhores oportunidades por meio do ensino profissionalizante. Hoje conto com nove escolas da rede, sendo sete em operação e duas em fase de implantação”, comenta.
Perseverança para conquistar sonhos
Nayara Gomes Ferreira é fisioterapeuta e franqueada da Milon do ParkShopping em Brasília, no Distrito Federal, e do Campinas Iguatemi, no interior de São Paulo. Ela conta que atuou durante dez anos na área de formação e iniciou a trajetória empreendedora no ano de 2019, com uma franquia de beachwear. Em 2021, iniciou sua parceria com a Milon, marca que sempre consumiu para vestir os filhos. Nayara sempre se identificou com o mundo infantil e percebeu na Milon uma oportunidade de trazer produtos específicos para a sua região de moradia. Segundo a empresária, nem tudo é fácil para as mulheres empreendedoras. “Infelizmente encontrei várias barreiras durante minha trajetória. Passei seis meses para o estabelecimento comprar a minha ideia de levar uma marca de beachwear para um estado que não tem praia.
Empreendedorismo é oportunidade para acompanhar crescimento de filhos
Sandra Sokolovski, 48 anos, é empresária decidiu mudar de rumo quando percebeu a necessidade de estar mais próxima de sua família, especialmente de seu filho. Ela escolheu o segmento de alimentação e a franquia Mr. Cheney como a oportunidade. Sandra demonstra como uma escolha bem estudada pode levar ao sucesso: além de analisar fatores como investimento, custo de estoque, margem e giro, ela compreendeu a importância de adaptar o atendimento para conquistar seus clientes. A franquia oferece suporte e produtos de alta qualidade, mas o verdadeiro sucesso vem do entendimento diário das nuances do negócio.
Dentista empreendedora
Vanessa Copetti, 30 anos, é uma dentista com uma carreira consolidada, com uma visão ampla do setor, ela decidiu empreender e abriu sua primeira clínica da Oral Sin, uma das principais redes de implantes do país. Apesar dos desafios iniciais, Vanessa sempre contou com pessoas qualificadas ao seu lado, o que acelerou seu sucesso.
Mudança de curso vida profissional e pessoal
Debora Jaques encontrou um anúncio da rede de franquias do brechó Peça Rara. Acostumada a frequentar e comprar em brechós fora do país até se encantar com a proposta e o segmento da moda circular da marca. “A marca para mim é um pedaço do que pode ser feito para a consolidação do mercado de uso de segunda mão (second hand) no Brasil”. Por outro lado, Patrícia Todeschini abriu a primeira franquia do Peça Rara Brechó em Porto Alegre, no bairro de Cidade Baixa.
Parceria entre mãe e filha
Iara Dietrich, 62 anos, com três filhos e cinco netos, professora de espanhol, realizou o sonho de ter seu próprio negócio ao abrir uma franquia da Rockfeller, uma rede de escolas de idiomas. Ao lado de sua filha mais velha, Maria Clara, que é sua sócia e diretora comercial, Iara consolidou a escola com uma identidade de qualidade e seriedade.
Empreendedorismo foi a escolha para voltar à ativa
Na rede há cinco anos, Vanessa Fernandes Melo de Oliveira, de 41 anos, sempre gostou de desafios, começou sua jornada como primeira franqueada da Royal Face. “Nós montamos a nossa primeira unidade em São Paulo, na Vila Carrão, tivemos todo o suporte e trabalhamos muito para levar o bom nome da marca. A empresária conta que o sucesso da sua empreitada se deu, além do seu conhecimento administrativo, e de marketing, a todo o trabalho e apoio da rede e durante a pandemia se reinventaram e passaram a vender online. “Na pandemia, entrei em contato com a franquia, começamos a vender online, e nós começamos. Nossa unidade da Royal Face se tornou um sucesso, temos hoje no total três unidades, incluindo primeira unidade aberta”, conclui.
Publicado em 14/11/2024
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