No cenário global, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) acometem o equivalente a 71% da população, de acordo com o Plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil (de 2011 a 2022), produzido pelo Ministério da Saúde.
Entre as principais DCNTs, ganham evidência o câncer, a diabetes, as doenças respiratórias crônicas e as doenças cardiovasculares. No Brasil, cerca de 14 milhões de pessoas possuem alguma enfermidade do coração, segundo o órgão.
Fatores de risco
O relatório do Ministério da Saúde destaca que os níveis de atividade física da população adulta são baixos (15%) e apenas 18,2% consomem cinco porções de frutas e hortaliças em cinco ou mais dias por semana. Em contraste, 34% consomem alimentos com elevado teor de gordura e 28% consomem refrigerantes cinco ou mais dias por semana, o que contribui para o aumento da prevalência de excesso de peso e obesidade, que atingem 48% e 14% dos adultos brasileiros, respectivamente.
Novos caminhos
“Diante desse cenário, é de fundamental importância adotar um estilo de vida mais equilibrado e saudável, com a prática de bons hábitos diários, incluindo a alimentação”, destaca o engenheiro de alimentos e CEO da Baldoni, Daniel Cavalcante. A fim de celebrar o Dia Nacional da Saúde (5), a marca eleita por cinco vezes o melhor mel do Brasil, segundo o Congresso Brasileiro de Apicultura, selecionou 3 dicas úteis. Confira!
1- Acrescente Mel, Própolis e Pólen de Abelhas a sua rotina
Os estudos científicos comprovam que o mel beneficia o sistema digestivo, facilita a qualidade do sono, contribui para o controle da gordura e do colesterol – grandes ameaças a saúde do coração, alivia a dor de garganta e a tosse, equilibra a saúde do intestino, coopera com as defesas do organismo facilitando a cicatrização e desenvolve a saúde cognitiva.
O CEO da Baldoni relata que os antioxidantes presentes no mel ajudam ainda a proteger o corpo dos danos celulares ajudando a previnir o desenvolvimento de doenças crónicas e cardíacas. “Até mesmo crianças a partir de 1 ano podem obter ganhos com o consumo dessa riqueza natural. Um dos componentes mais interessantes para o desenvolvimento infantil é o ácido fólico, que também está presente no alimento”, complementa.
O OMEL da Baldoni é a união do mel puro 100% originário das abelhas com 12 vitaminas e minerais essenciais para a fortificação de alimentos naturais, sendo o primeiro mel fortificado com vitaminas do mundo. O produto recebeu a medalha de prata durante o Congresso da Apimondia 2023, em Santiago, no Chile.
“Além do mel, vale investir na própolis, composto igualmente favorável para o fortalecimento do organismo. Conhecida por suas propriedades antioxidante, anti-inflamatória e antibacterianas, é rica em vitaminas, aminoácidos e bioflavonóides – também conhecidos popularmente como vitaminas P. Uma boa dica é preparar um shot de mel com própolis para combater os sintomas da gripe durante os dias frios”, recomenda Cavalcante.
Outro componente excepcional como complemento alimentar é o pólen de abelhas ou pólen apícula. “As abelhas usam o pólen como importante fonte de proteínas para alimentar suas crias e para produção de geleia real. Cada flor tem um pólen específico, o que explica sua grande variedade de cor, aroma e paladar, variando de amargo a doce. O Pólen Apícola Baldoni é coletado de flores de regiões de mata nativa, sendo um componente versátil que pode complementar iogurtes, granolas, mel, saladas, entre outros alimentos”, detalha.
“O Pólen é rico em proteínas, aminoácidos, vitaminas, oligoelementos e enzimas, além de combater inflamações e atuar como antibiótico natural”, enfatiza.
2– Reduza açúcares e temperos industrializados em suas refeições
O açúcar refinado em excesso, de acordo com estudo publicado na revista The BMJ, conceituado periódico médico com diversos artigos sobre saúde, está associado a pelo menos 45 problemas de saúde. Por isso, uma alternativa mais assertiva é substituir o ingrediente pelo mel ao adoçar bebidas ou sobremesas. “. Uma única colher de chá de mel é suficiente para adoçar na medida e ainda agregar vitaminas e minerais importantes para a saúde”, orienta.
3– Mantenha-se ativo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere a realização de 150 a 300 minutos de atividade física moderada para os adultos semanalmente ou entre 75 e 150 minutos de atividade física intensa. Um exemplo de atividade moderada é a caminhada, enquanto corrida ou futebol são consideradas práticas intensas.
Gostou das dicas? Para conhecer o portfólio completo da marca que vai facilitar a sua rotina saudável acesse loja.baldoni.com.br. Escolha seus méis Baldoni favoritos e aproveite.
Publicado em 12/08/2024