Por Guilherme Amaro — São Paulo, SP
Essa rivalidade começou há anos e envolve principalmente dois personagens. De um lado está Igor Federal, o homem-forte do poker no país que é fundador do BSOP e a Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH), além de atualmente presidir a Confederação Panamericana de Poker Desportivo (CPPD) e a World Poker Federation (WPF). Do outro lado está Moisés Moraes, CEO do KSOP, franquia que cresce a cada ano e que organizou o torneio de poker mais caro da história do Brasil.
Os dois empresários viram no poker um mercado gigantesco a ser explorado. Igor Federal foi pioneiro e é considerado um dos maiores personagens do esporte da mente no Brasil. Mas, se antes o BSOP dominava o cenário de eventos ao vivo no país, hoje o KSOP incomoda e tem até mais etapas do que o seu “rival”. O BSOP surgiu em 2006 e foi pioneiro no Brasil, enquanto o KSOP passou a rodar o país e se autointitular como “Campeonato Brasileiro” em 2018.
Nesta quarta-feira, o BSOP abre a temporada 2024 com a primeira etapa disputada em São Paulo, até 5 de março. A franquia tem mais três etapas: em Natal (30 de maio a 4 de junho), São Paulo (23 a 31 de julho), Rio de Janeiro (2 a 9 de outubro) e São Paulo (15 a 29 de novembro).
O KSOP, por sua vez, começou no mês passado com a etapa South America, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 24 de janeiro e 7 de fevereiro. A franquia ainda conta com mais quatro etapas confirmadas neste ano: em Fortaleza (3 a 9 de abril), São Paulo (5 a 11 de junho), Itajaí (21 a 31 de agosto) e Rio de Janeiro (28 de outubro a 6 de novembro).