A vacina que protege bebês contra o vírus sincicial respiratório (VSR), causador de doenças como bronquiolite e pneumonia, chegou nesta semana, em clínicas de vacinação e laboratórios particulares de Goiás, dentre eles o Laboratório Padrão.
Produzido pela Pfizer, o Abrysvo é o primeiro imunizante aprovado no Brasil para os dois grupos populacionais mais vulneráveis às infecções por VSR, idosos e bebês, estes a partir da imunização das mães, durante a gestação. Com a imunização, os anticorpos gerados pela mãe conseguem migrar para o bebê pela placenta e protegê-lo durante os primeiros meses de vida — no estudo de fase 3, a vacina se mostrou capaz de prevenir 82% das formas graves de doenças respiratórias causadas pelo VSR em crianças de até três meses de idade. Para bebês até seis meses, a porcentagem foi de 69%. A orientação, para mulheres grávidas, é receber uma dose de Abrysvo entre a 24ª e a 36ª semana de gestação.
“Como nós ainda não dispomos de uma vacina contra VSR para crianças, é extremamente importante a chegada desse imunizante para a gestante. É a forma mais importante que temos, neste momento, de prevenir (formas graves de doenças respiratórias) ”, afirma José Geraldo Leite Ribeiro, pediatra e epidemiologista do Padrão, laboratório do Grupo Fleury.
Em todo o mundo, estima-se que o vírus seja responsável, anualmente, por 66 mil a 199 mil mortes de crianças menores de 5 anos. O VSR também é apontado como razão de parte dos óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre idosos. Nesse público, a Abrysvo alcançou 85,7% de prevenção contra quadros graves durante os testes. Outra opção, para os idosos, é a vacina Arexvy, produzida pela GSK e disponível nas clínicas particulares desde março.
Publicado em 26/09/2024