Poder 360
O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse ao Poder360 que os juros altos e os preços dos carros vendidos limitam o mercado de carros no Brasil.
Perguntado sobre a paralisação das fábricas da Volkswagem no país, ele afirmou que a Selic alta e a preferência das empresas por produzirem modelos mais caros são o problema do setor.
“O que vai ajudar o mercado automobilístico é a queda de juros que deve acontecer em agosto, no máximo, em setembro. Não tem mais espaço para o BC (Banco Central) manter os juros altos com tudo que o governo já fez”, afirmou.
A paralisação das fábricas da Volks se dá 3 semanas depois de o governo anunciar incentivo de R$ 500 milhões ao setor de automóveis para fomentar as vendas de carros.
Questionado sobre a paralisação, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse que não iria comentar.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté já havia anunciado uma paralisação de 3 dias que deveria começar na 2ª feira (26.jun). A entidade justifica a decisão por causa da manutenção da Selic, taxa básica de juros, em 13,75% ao ano na última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária).
Publicado em 29/06/2023