Luiz Carlos Macedo de Abreu, ou simplesmente Luisinho Karatê, é um dos grandes ícones do karatê em nível mundial.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Iniciou nessa modalidade esportiva aos 8 anos de idade, matriculado que foi pelo tio Diurive Caldas de Abreu, e, sempre perseverante, teve o privilégio de aprender com os melhores mestres, ao exemplo do introdutor das Artes Marciais no Estado de Goiás, Hugo Mendes Nakamura. Também fez cursos com os mestres Luiz Tasuke Watanabe, Sasaki, Sadamu Uriu, Nishiyama e Masatoshi Nakayama.
De aluno, passou logo a professor, passando por academias tradicionais, como a Hugo Nakamura, até fundar sua própria academia, onde formou dezenas de campeões.
Luisinho sempre fez questão de caminhar com seus amigos de infância, aos exemplos dos grandes campeões Oswaldo Mendonça Júnior e Dimas de Paula, bem como do desportista Ricardo Yano. E faz questão de agradecer o apoio de cada um deles, assim como dos mestres Hugo Nakamura e Luiz Watanabe.
 Professor Dimas Antônio de Paula
O lema de Luiz Carlos Macedo de Abreu é o seguinte: “Em cada lugar que estiver, não se esqueça de semear conhecimento”.
E é exatamente o que fez ao longo de sua jornada vitória. Sempre contribuiu com sua inteligência com o engrandecimento do Estado de Goiás, inclusive exercendo cargos de confiança em determinados governos.
Uma passagem importante na vida dele foi quando era o coordenador do Ginásio de Esportes de Campinas. Ali, além das aulas gratuitas a centenas de crianças dos bairros adjacentes, promoveu encontros da melhor qualidade. Eu mesmo tive o privilégio de participar de uma partida histórica de futsal, onde personalidades de Goiás enfrentaram artistas da Globo. Ao lado de grandes artistas, tivemos o gosto de distribuir autógrafos ao público. Algo realmente inesquecível!
O certo é que Luisinho Karatê tem um trabalho inestimável prestado ao esporte, sobretudo em Goiás, no Centro Oeste e no Brasil. Tanto é verdade que, recentemente, teve seu trabalho reconhecido pela Assembleia Legislativa de Goiás, que, através de seu presidente, deputado Bruno Peixoto, juntamente com a AGEAD, lhe outorgou o Cerificado do Mérito Legislativo.
Entre tantas entidades que atua, no momento, destacamos a Academia de Polícia Civil, assim como do Corpo de Bombeiros Militar, da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), o projeto Lapidando Tesouros Aparecida de Goiânia e o Instituto Levanta-te e Anda.
O sensei e mestre é 9º dan em Karatê Shotokan, leciona para filhos de funcionários da limpeza, com o apoio do presidente da Comurg, Alex Gama de Santana.
Nenhuma descrição de foto disponível.
Seu comprometimento é colaborar também com a recuperação de jovens por meio de aulas gratuitas, ministradas no Lapidando Tesouros de Aparecida de Goiânia, uma entidade sem fins lucrativos, que resgata usuários de drogas. Ao todo são 200 beneficiados.
Outra atuação que tem lhe rendido elogios é a do Instituto Levanta-te e Anda, direcionada a crianças carentes. Lá, elas aprendem valores religiosos, filosofia e técnicas de karatê, sempre buscando valorizar os estudos de cada uma delas.
O certo é que Deus agraciou Luisinho Karatê como dom de ensinar. “Amo o que faço! São 120 crianças nessa primeira iniciativa. Trabalho em um projeto evangélico e na Paróquia São João Batista, que atende cerca de 40 crianças”, enfatiza o sensei e mestre.
As memórias de Luiz Carlos Macedo de Abreu, especialmente no karatê, são as melhores possíveis, sobretudo pelos importantes títulos conquistados pela Confederação Brasileira de Karatê (CBK), Confederação Brasileira de Karatê Shotokan (CBKS) e Confederação Nacional de Karatê (CNK). Senão vejamos: sagru-se mais de 34 vezes campeão de katá (balé da morte) e kumitê (combate); participou de nove Mundiais. “Sempre que subia no pódio era uma emoção indescritível. Lembro-me, especialmente, quando isso aconteceu no Japão, Hungria e Suiça”, frisa emocionado.
Por fim, Luisinho Karatê faz agradecimentos a todas as pessoas e entidades que contribuíram para o sucesso da sua jornada. De maneira especial, agradece às filhas Daniela Barreto, Patrícia Barreto, Marina Barreto e Ana Carolina.
Publicado em 26/06/2024