Segundo o Climatempo, com mais de dois mil raios registrados em apenas três dias, o município de Nova Crixás, já apresenta um acúmulo de chuva 30% acima da média normal para o mês, segundo meteorologistas.
Equipes da Equatorial estão em campo, neste momento, fazendo a reconstrução dos estragos e atuando nos pontos afetados pela intensa tempestade com fortes descargas atmosféricas. Até o começo da tarde desta quinta-feira (17) 85% dos clientes que haviam sido afetados pela tempestade já estavam com o fornecimento de energia normalizado.
Dificuldade de acesso
Equipes da concessionária também enfrentam desafios em relação ao acessos a algumas áreas afetadas pelo temporal. Em determinados pontos, o alagamento de estradas e o acúmulo de lama estão dificultando a chegada dos veículos de atendimento, o que impede uma resposta mais ágil. Mesmo assim, os times buscam alternativas para garantir a rápida recomposição do sistema prejudicado pela tempestade.
A companhia reforçou as equipes próprias em campo, e com a estabilização do tempo, conseguiu acelerar o trabalho de troca de equipamentos queimados e afetados pelo forte temporal. Porém, técnicos ainda esbarram em alguns obstáculos, como porteiras fechadas e estradas tomadas por lama. As dificuldades são dribladas por engenheiros, eletricistas e técnicos da concessionária que trabalham incansavelmente.
Estragos provocados pela chuva
Levantamento prévio da companhia aponta que o fornecimento ficou comprometido para alguns clientes porque cabos foram rompidos por galhos de árvores arremessados contra a rede e postes danificados pelas fortes rajadas de vento. A concessionária registrou danos em transformadores que foram queimados pelos raios e ainda que partiram fios da rede em vários pontos, devido a intensidade da descarga.
A força de um raio
Com uma corrente típica de 30 mil Ampères, cerca de mil vezes a intensidade de um chuveiro elétrico, essas descargas percorrem distâncias de até 5 km. Quando um raio atinge a rede elétrica, sua alta intensidade e energia podem causar danos significativos aos componentes da rede, desde transformadores até linhas de distribuição.
Registro de ocorrências
A distribuidora reforça a importância de registrar as ocorrências de falta de energia nos canais oficiais de atendimento. Clientes afetados devem comunicar de forma imediata. As equipes da distribuidora estão atentas a esses registros e atuam prontamente assim que recebem as notificações:
Os canais de atendimento funcionam 24 horas por dia:
Atendente virtual Clara pelo WhatsApp: 62 3243-2020;
Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;
Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br;
Via SMS: envie uma mensagem para o número 27949 com o texto Faltadeenergia XXXXXXX, informando no “XXXXXX” sua Unidade Consumidora (UC).
Assessoria de Imprensa Equatorial Goiás
Publicado em 18/10/2024
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