Tempestade com rajadas de vento e acompanhadas de granizo estão previstas para Goiás nas próximas horas. A mudança no clima é resultado do avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil, de acordo com informações do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), que emitiu um alerta em relação à condição climática. Goiânia deve registrar chuva já nesta terça-feira (8) assim como as cidades de Quirinópolis, Minaçu, Iporá, Goianésia, Ceres, Goiânia, Porangatu e Jataí.
Conforme explicam os especialistas, os temporais são uma combinação de calor e umidade. Diante dessa previsão, a Equatorial Goiás alerta da população sobre as consequências dos eventos climáticos para a rede elétrica. Em situações climáticas extremas, é alto o risco de interrupção do fornecimento de energia elétrica, visto que os ventos fortes lançam objetos sobre a rede e árvores caem sobre a fiação, provocando estragos na rede elétrica, que precisa ser reconstruída pelas equipes em campo. “Sob essas circunstâncias, a recomposição da rede elétrica demanda um tempo maior às equipes. Muitas vezes é preciso substituir postes, trocar cabos e trocar transformadores, entre outros serviços essenciais para normalização do sistema e do serviço”, explica o gerente do Centro de Operações da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima.
De acordo com o boletim do Cimehgo, para a quarta-feira, o avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil, promete mudar o atual cenário climatológico do estado. Além das chuvas, previstas principalmente para cidades da região sul, a frente fria deve ocasionar uma elevação nos índices de umidade do ar.
A concessionária tem centenas de equipes em campo, compostas por engenheiros, técnicos e eletricistas e que estarão de prontidão no estado para a atuação, de forma ininterrupta, no atendimento das ocorrências. Assim, a distribuidora reforça seu compromisso no atendimento de qualidade nos casos em que pode haver interrupções no fornecimento de energia elétrica, parte do plano estratégico da empresa para o período chuvoso.
A distribuidora lembra que fundamental o cliente registrar as ocorrências pelos canais de atendimento. Eles são a única maneira e a mais eficaz de falar com a concessionária. Para facilitar o processo de formalização de uma ocorrência, a distribuidora oferece vários canais:
– Atendente virtual Clara pelo WhatsApp: 62 3243-2020;
– Aplicativo Equatorial Goiás, disponível para download no Android e iOS;
– Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br;
– Via SMS: envie uma mensagem para o n° 27949 com o texto Faltadeenergia XXXXXXX informando no “xxxx” sua Unidade Consumidora (UC).
Ao registrar as ocorrências, os consumidores contribuem para que a Equatorial identifique as áreas mais afetadas e priorize as ações de restabelecimento da energia elétrica. Além disso, o registro da ocorrência é fundamental para que a distribuidora monitore e avalie continuamente a qualidade do serviço prestado.
A companhia alerta ainda que, em caso de cabos partidos, a população não se aproxime e, se possível, sinalize a sua presença para evitar a aproximação de outras pessoas.
Publicado em 09/10/2024
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