Texto: Eduardo Bandeira
Fotos: arquivo pessoal
A Universidade Federal de Goiás (UFG) conquistou o primeiro lugar na categoria de Educação Inovadora – Ensino Superior do Prêmio IEL de Talentos. A 20ª edição da premiação, criada pelo Instituto Euvaldo Lodi – Núcleo Regional Goiás (IEL Goiás), vinculada à Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), foi realizada na quinta-feira (22/8) e reconheceu as melhores práticas de estágio em Goiás, além de celebrar estudantes, coordenadores técnicos e instituições de ensino que se destacam nesse âmbito. O resultado coloca a UFG automaticamente para concorrer na etapa nacional da competição, que divulgará o resultado em outubro deste ano.
O Prêmio IEL de Talentos visa a promover a relevância de dois de seus principais focos: o Prêmio IEL de Estágio e o Inova Talentos. Essas iniciativas reconhecem o papel fundamental do estágio na educação voltada ao mercado de trabalho e incentivam a qualificação de novos talentos para as áreas de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
De acordo com a diretora de Acompanhamento e Promoção Estudantil da Pró-Reitoria de Graduação (Dape/Prograd/UFG), Ana Cristina Silva Rebelo, a conquista do primeiro lugar na categoria “Educação Inovadora” demonstra o compromisso da UFG em construir carreiras e ampliar as oportunidades para os estudantes. “Além disso, esse reconhecimento é significativo porque a Universidade busca desenvolver habilidades e competências que transformem as trajetórias acadêmicas dos estudantes em experiências enriquecedoras para eles e para a sociedade”, diz.
Entre as iniciativas que contribuíram para essa conquista, destaca-se o projeto UFG Carreiras, que teve como objetivo integrar o currículo acadêmico ao mundo do trabalho. O projeto se concentrou em acompanhar e orientar os estudantes, identificando suas potencialidades e dificuldades no planejamento de carreira, além de incentivar a participação em atividades como monitoria, iniciação científica, estágio e outros projetos. A coordenação ficou a cargo da Prograd, com o apoio de diversas unidades internas da UFG, como a Associação de Egressos e Egressas da UFG, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec/UFG) e o Setor de Convênios da Prograd.
Ana Cristina enfatizou que as parcerias e colaborações estabelecidas foram cruciais para o sucesso do projeto. Essas alianças incluíram empresas, instituições conveniadas, órgãos públicos e profissionais liberais, que ofereceram vagas de estágio e emprego aos estudantes, facilitando sua integração ao mercado de trabalho.
A diretora destaca ainda que o reconhecimento externo, com o Prêmio IEL de Talentos, é fundamental para elevar a respeitabilidade da UFG tanto nacional quanto internacionalmente. Esse prêmio destaca a eficácia do programa da Universidade, promovendo a inovação e a desburocratização dos processos de estágio, e evidencia a transformação na gestão de carreiras e no apoio ao desenvolvimento profissional dos estudantes. Além disso, reforça a visibilidade da UFG como uma instituição comprometida com a excelência educacional e com a integração eficiente entre acadêmicos e o mercado de trabalho
A vitória também foi enaltecida pelo Pró-Reitor de Graduação da UFG, Israel Elias Trindade, que destacou a vitória no prêmio como uma excelente maneira de iniciar o segundo semestre letivo do ano de 2024 e atribuiu a vitória como um resultado do esforço de aproximar a universidade do mercado de trabalho por meio da contribuição do estágio como fomento do ensino, pesquisa e extensão.
Fonte: Secom UFG
Publicado em 01/09/2024