PARALIMPÍADAS PARIS 2024

Invicto em Paralimpíadas, Brasil busca o hexa no futebol de cegos.

 

Brasil celebra o ouro no futebol de cegos das Paralimpíadas de Tóquio — Foto: Ale Cabral/CPB Foto: Ale Cabral/CPB

Por Redação do ge — Rio de Janeiro

Hegemônica em Paralimpíadas, a seleção brasileira de futebol de cegos busca o hexacampeonato paralímpico nos Jogos de Paris 2024, cuja cerimônia de abertura acontece nesta quarta-feira.

Sem saber o que é perder desde que a modalidade entrou no programa dos Jogos em Atenas 2004, o Brasil faz a sua estreia no dia 1º de setembro contra a Turquia, às 9h30 (horário de Brasília), com transmissão dos canais sportv.

Além dos turcos, os brasileiros terão como adversários na fase de grupos a dona da casa França (dia 2 de setembro, às 15h30) e a China (3 de setembro, às 13h30). As semfinais acontecerão no dia 5. Já a disputa do bronze e a grande final serão no dia 7.

Em 27 partidas realizadas em cinco edições das Paralimpíadas, o Brasil não sabe o que é derrota. Até o momento, foram 21 vitórias e seis empates, o que só aumenta o otimismo brasileiro, principalmente após os sete meses de concentração e treinamentos em João Pessoa.

– Para a gente, foi muito importante porque as outras seleções estão evoluindo demais e precisávamos evoluir junto, né? Estamos em um nível muito alto, mas a gente tinha de aumentar ainda mais esse nível – afirmou o goleiro Luan, que buscará o tricampeonato paralímpico pessoal.

Os convocados

O grupo de 10 jogadores (oito atletas de linha e dois goleiros) convocados pelo técnico Fábio Vasconcelos traz nomes consagrados da seleção como o próprio Ricardinho e o tetracampeão paralímpico Jeffinho.

Os goleiros Luan e Matheus e os jogadores Tiago Paraná, Cássio, Jardiel e Nonato também são veteranos dos Jogos. Os jovens Jonatan Felipe e Maicon Júnior farão suas estreias em Paralimpíadas.

Ricardinho e o goleiro Luan estão entre os destaques da seleção — Foto: Douglas Magno/CPB

– Esse ciclo começou diferente, com a redução do tempo de jogo, o que, na minha opinião, atrapalhou bastante a seleção brasileira. E a gente começou a mudar um pouco o estilo de jogo, tem de ir mais para dentro, finalizar mais rápido. A gente perdeu a Copa América, ficou em terceiro no Mundial. E isso acabou acendendo o alerta – comentou Fábio.

Não bastasse a expectativa pelo hexa brasileiro, os torcedores terão um ingrediente a mais para assistirem ao futebol de cegos nas Paralimpíadas de Paris. Assim como o vôlei de praia das Olimpíadas, a modalidade será disputada na icônica Arena da Torre Eiffel, localizada nas imediações do monumento mais famoso da França.

A arena tem capacidade para 13 mil torcedores e começou a ser erguida em março. A praça esportiva está localizada dentro do Campo de Marte, parque público que abriga a Torre Eiffel.

Publicado em 26/08/2024