ALIMENTOS

Dia Nacional da Saúde: entenda como enlatados contribuem para a alimentação saudável.

Em 5 de agosto, é celebrado o Dia Nacional da Saúde. Criada em 1967, a data homenageia Oswaldo Gonçalves Cruz, médico que teve relevante papel na história do combate e erradicação das epidemias de peste bubônica, febre amarela e varíola no Brasil. O marco no calendário visa conscientizar a população sobre a importância de ter um estilo de vida mais saudável, com hábitos que promovam o bem-estar físico e mental.

Algumas das formas ideais de garantir isso é por meio de uma alimentação equilibrada. Muitas pessoas encontram dificuldades em manter hábitos saudáveis por conta da correria do dia a dia, buscando sempre por alimentos rápidos e convenientes, por exemplo. Os enlatados garantem esses benefícios  e, ao mesmo tempo, entregam sabor e nutrição.

“Os alimentos em latas de aço são uma ótima alternativa para inclusão de frutas e vegetais na rotina. Além disso, oferecem o melhor custo-benefício e podem ser uma boa opção para quem quer aliar praticidade com saúde”, comenta Thais Fagury, presidente-executiva da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) e engenheira de alimentos.

Uma pesquisa da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, indicou que os alimentos enlatados conservam mais propriedades nutritivas do que os processados artesanalmente. “O aço é barreira contra a luz, que destrói ou compromete a integridade de diversos nutrientes dos alimentos”, pontua Thais.

Confira abaixo 10 benefícios de contar com alimentos enlatados para promoção de saúde e bem-estar no seu dia a dia, e inicie hoje, no Dia Nacional da Saúde, novos hábitos que contribuem com uma vida mais saudável.

  1. Os alimentos enlatados são a garantia de um produto fresquinho, saboroso e nutritivo. O processo usado não modifica em nada a natureza deles.
  2. Proteínas, lipídios e glicídios são preservados, assim como as propriedades das verduras, frutas, peixes, frutos do mar e carnes, que se mantêm com todos os seus valores naturais.
  3. Os alimentos enlatados são os mais próximos do natural, a lata dispensa completamente os conservantes químicos.
  4. Os alimentos enlatados são os mais higiênicos, sendo 100% esterilizados e livre de micro-organismos.
  5. Até o líquido das conservas possuem vitaminas e minerais hidrossolúveis dos alimentos.
  6. A embalagem de aço protege o alimento da luz, ou seja, todos os elementos sensíveis à luz, como as vitaminas A, K e os ácidos fólicos.
  7. As vitaminas do grupo B, solúveis em água, muito sensíveis ao calor e presentes principalmente na carne, se preservam melhor na lata do que no processo de assado ou fervido da cozinha doméstica.
  8. No processo dos alimentos em lata, também são mantidas as proteínas e amidos, pois foram preparados à temperatura ideal e não precisam de novo cozimento.
  9. Os alimentos enlatados são sinônimo também de custo-benefício, estando presentes na lista de produtos da cesta básica e isentos de impostos.
  10. As latas de aço são feitas de material 100% reciclável, portanto, são a melhor escolha, pois, além de serem embalagens seguras a saúde, são embalagens ecologicamente corretas.

Sobre a Abeaço

Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.

Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site www.abeaco.org.br.

Publicado em 04/08/2024