Por Adriana Camargo
Rio de Janeiro
Já estamos em julho, e esse friozinho dá uma fome…. Nesta época do ano, é comum sentirmos mais vontade de comer, especialmente pratos mais pesados e reconfortantes, mas é fundamental manter uma boa alimentação para garantir nossa saúde e nosso bem-estar, mesmo nos dias mais frios.
Durante o inverno, o nosso corpo trabalha mais para manter a temperatura corporal, o que pode aumentar o metabolismo e o gasto calórico. Por isso, sentimos mais fome e o frio nos leva a consumir alimentos mais calóricos e menos nutritivos.
Para evitar esses excessos e as consequências deles, é importante optar por refeições balanceadas, ricas em nutrientes, vitaminas e fibras. Frutas, legumes, verduras e grãos integrais são sempre boas escolhas, independentemente da estação.
Além disso, uma prática que pode ser extremamente benéfica para auxiliar na digestão e promover a saúde intestinal é o yoga.
Quando estamos estressados e ansiosos, nosso corpo pode responder de maneiras que prejudicam demais a forma como nos alimentamos e a digestão. E isso pode acarretar ganho de gordura, desconfortos gastrointestinais e complicações. A meditação e a respiração conscientes, componentes fundamentais do yoga, ajudam a acalmar a mente e o corpo, criando um ambiente mais favorável para a saúde como um todo e a digestão saudável.
Publicado em 13/07/2024