MARKETING

Marketing de influência: como as grandes marcas adotaram a prática como aliada de crescimento.

Atualmente, o marketing de influência aparece como uma ferramenta poderosa para as marcas alcançarem e envolverem seu público-alvo de maneira autêntica e eficaz. Isso deve-se ao crescimento exponencial das redes sociais e na confiança que essas plataformas trazem, por meio de pessoas influentes. Esse comportamento, é claro, reflete diretamente no consumo de tudo que os influencers digitais usam ou indicam e essa estratégia vem tornando-se quase que indispensável para empresas de todos os tamanhos.

O CEO da CleanNew, franquia especializada em higienização e blindagem de estofados, Fritz Paixão, é um exemplo de investimento nessa estratégia. Com mais de 500 mil seguidores e alcance de 6 milhões  visualizações por mês no Instagram, ele compartilha sua rotina de trabalho e o sucesso da rede atuando também  como influencer do seu próprio negócio. “Esse tipo de marketing tem o poder de criar conexões verdadeiras com seus consumidores, utilizando do poder da narrativa pessoal e da identificação emocional fazendo a marca aumentar as taxas de conversão, fidelização do cliente, além de ampliar a visibilidade, credibilidade e relevância nas redes sociais”, conta o empreendedor.

A profissão de influencer vive uma crescente e atualmente existem mais de meio milhão de pessoas trabalhando neste mercado pelo país, segundo pesquisa sobre o segmento realizada pela Opinion Box. O estudo revela também que 77% dos entrevistados seguem influenciadores nas redes sociais e, entre essas pessoas, 55% já compraram algo por indicação, além de 38% decidirem pela compra após ver o outro testando e aprovando o produto.

Vale ressaltar que, para que a estratégia seja bem sucedida, é fundamental que a marca escolha influenciadores que estejam alinhados com seus valores, identidade e público. “Para que a campanha atenda às expectativas é necessário que esse influenciador tenha autenticidade e transparência, pois assim gera a confiança naquele produto e constrói um relacionamento sólido do cliente com a marca”, afirma Fritz.

Publicado em 13/06/2024.

Sobre o autor

Patricia Amaral