Foto reprodução Instagram
Jornal Opção
Em nota, a defesa de Pena, subscrita pelos advogados Guilherme Augusto Mota, Karoline Pena, Danilo Vasconcelos e Júlio Meireles, declarou que a prisão do advogado representa “não apenas um ataque aos direitos individuais do advogado, mas também uma ameaça ao livre exercício da advocacia”.
Veja a nota:
“NOTA À IMPRENSA
A defesa do advogado Bruno Aurélio Rodrigues da Silva Pena manifesta repúdio à tentativa de criminalização do exercício da advocacia, materializada na denominada Operação Fundo do Poço. Atos como esse representam não apenas um ataque aos direitos individuais do advogado, mas também uma ameaça ao livre exercício da advocacia, essencial para a manutenção da justiça e da equidade.
Reiteramos que, como advogado regularmente inscrito e atuante, o Dr. Bruno Pena sempre pautou sua conduta estritamente dentro dos limites estabelecidos pelo ordenamento jurídico brasileiro. Sua atuação profissional, específica e irrestrita no âmbito da advocacia, reflete o exercício legítimo e essencial de sua profissão.
Importante frisar que a conduta de um advogado não pode, sob nenhuma circunstância, ser confundida com a dos seus constituintes. A defesa técnica é pilar fundamental do estado democrático de direito e não deve ser vista como conivência ou participação nos atos investigados.
Estão sendo adotadas todas as providências cabíveis para a elucidação dos fatos e para garantir que a verdade prevaleça. Confiamos que, ao final do processo, restará inequivocamente comprovada a legalidade e a probidade da conduta do Dr. Bruno Pena.”
O Jornal Opção também entrou em contato com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) sobre a prisão, e aguarda retorno.
Rombo de 36 milhões – Solidariedade
• As investigações tiveram início a partir de denúncia do então presidente do partido em desfavor de um ex-dirigente suspeito de desviar aproximadamente R$ 36 milhões.
• Entre os alvos da operação está o presidente do Solidariedade, Eurípedes Júnior, que fez parte da coligação do governador Ronaldo Caiado na eleição em questão. Em 2023 4 deputados estaduais se filiaram na sigla.