CREA GO

Conselho recebe novos profissionais habilitados.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) foi palco de mais uma Solenidade de Ingresso, nesta segunda-feira (27/05). O evento reuniu, no Centro de Eventos da Autarquia, 56 novos profissionais. Na fala de abertura, além das boas-vindas aos recém-formados, o presidente do Crea-GO, engenheiro Lamartine Moreira, chamou atenção para a responsabilidade técnica de integrar o Sistema. “É uma grande satisfação saber que agora vocês vão poder dizer : eu sou profissional legalmente habilitado!”, afirmou o presidente.

Durante o discurso, Lamartine Moreira reforçou os esforços do departamento de Fiscalização do Crea-GO em ampliar o combate à atuação de leigos em postos de trabalho que deveriam estar sendo ocupados por profissionais habilitados. “ A fiscalização é a melhor maneira de coibir o exercício ilegal da profissão. Nós saltamos de 56 mil fiscalizações em 2022 para 89 mil em 2023. A meta para esse ano é chegar a 100 mil”, enumerou.

O presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Goiás (Senge), engenheiro Gerson Tertuliano, também conversou com os novos profissionais. Segundo ele, o Senge tem como meta fortalecer a categoria, além de ampliar discussões de Projetos de Lei e regulamentações em benefícios das profissões que integram o Sistema.  “Cada vez mais o sistema tem procurado desregulamentar a profissão. Por isso, nossos objetivos são defender os interesses individuais e coletivos em comum. E juntos, nós lutamos com mais força”, afirmou Tertuliano.

O organograma institucional e as responsabilidades do Conselho e dos profissionais que o integram foram apresentados pelo assessor institucional do Crea-GO, Roberto Viana. “O  Sistema Crea/ Confea  regulamenta mais de 314 profissões”, lembrou Viana ao abordar a diversidade profissional e a abrangência da Autarquia.

Os novos profissionais habilitados também puderam conhecer o Programa de Parcerias do Crea-GO, que oferece inúmeras vantagens e descontos em lazer, saúde e educação. Um dos parceiros a participar do evento foi a Cooperativa Sicoob Engecred. “Nós estamos aqui para apoiar os engenheiros que estão entrando no mercado. Hoje o nosso diferencial é que somos uma cooperativa e podemos auxiliar os novos profissionais”, afirmou o representante da Instituição Financeira, Lucas Moreira.

O engenheiro eletricista Robson Romeiro foi o orador da turma. Em seu discurso, o profissional lembrou as dificuldades enfrentadas durante a graduação que exigiram “esforço, renúncia e dedicação” para não desistir ao longo da caminhada. “Que cada um de nossos passos sejam guiados pela excelência e pela melhoria contínua, contribuindo para o avanço e o bem-estar da sociedade”, destacou Romeiro.

Outro profissional recém-habilitado a receber o registro profissional, nesta segunda-feira, foi  o engenheiro André Valente. O novo profissional começou na construção civil como servente e atuou como mestre de obras durante toda a graduação. “Ontem eu pensei: hoje eu vou dormir como pedreiro, amanhã meu registro estará ativo e eu vou acordar como engenheiro civil”, lembrou Valente. Com a habilitação, André pretende ser dono do próprio negócio.

Publicado em 28052024