ESPORTES EM CENA

Stock Car 2024 começa com novo formato e estreias.

 

 

 

 

Por Redação do ge — Goiânia

A espera, enfim, está perto de terminar. A Stock Car retorna oficialmente neste fim de semana, 2 e 3 de março, na etapa de Goiânia – batizada de GP Wilson Fittipaldi Jr em homenagem ao ex-piloto da F1 e da categoria brasileira que morreu na última sexta-feira.

A temporada 2024 terá o agora bicampeão Gabriel Casagrande na defesa do título e rumo ao tri, enfrentando potenciais recordistas, estreantes de peso e um novo formato de fim de semana que promete aumentar a ação nas pistas. O ge.globo listou tudo sobre o novo ano da principal categoria automobilística do Brasil. Veja!

Mudanças no formato

A partir deste sábado, os fãs da Stock Car poderão assistir às provas em um novo formato. Agora, as duas corridas no domingo serão espaçadas pelo fim de semana. A primeira largada do fim de semana será na corrida sprint de sábado, com duração de 30 minutos.

Stock Car: Horários da abertura da temporada 2023 em Goiânia

No domingo, a corrida principal vai crescer, tendo agora 50 minutos de duração. Em ambos os casos, há ao menos um pit stop obrigatório para troca de pneus; na corrida de domingo, são duas paradas mandatórias.

A classificação vai manter o formato de três segmentos, mas também sofreu mudanças: no Q1, dois grupos de 16 carros cada vão disputar as 20 vagas para a etapa seguinte. Nesta, os 20 carros restantes vão definir os oito que decidem o pole position no Q3.

Outras alterações no regulamento são o encurtamento do fan push – potência extra para os seis pilotos mais votados pelos fãs -, mas com mais acionamentos por corrida; 10% de potência extra para pilotos novatos e menos descartes dos piores resultados (de quatro provas para duas).

Hora do adeus

A temporada 2024 vai ter, além dos confrontos nas pistas, uma despedida: este será o último ano do modelo Stock Car JL-G09B. O carro estreou em 2020 e marcou época por aproximar categoria a linhas mais próximas às encontradas no mercado de automóveis. Neste período, a Stock viveu marcos históricos como a primeira corrida em um aeroporto comercial, no Galeão (2022); o retorno ao exterior, em Buenos Aires (2023), e a comemoração da 150ª prova em Interlagos (2023).

Em 2025, a Stock Car passará por nova mudança, com sedãs dando lugar aos SUVs (veículos utilitários esportivos, na sigla em inglês). Serão quatro montadoras com oito modelos cada, em um grid composto por 32 pilotos. O Chevrolet Tracker e o Toyota Corolla Cross já estão confirmados, e outras duas fabricantes ainda serão anunciadas em abril de 2024.

Publicado em 01/03/2024