O prefeito Rogério destacou a importância da população colaborar no combate ao mosquito mosquito Aedes aegypti, na manhã desta terça-feira (20/2), enquanto acompanhava o trabalho realizado pelos agentes de endemias na Região Norte da Capital. O local é o mesmo que recebe ao longo da semana o primeiro Mutirão de Goiânia em 2024.
“O trabalho dos nossos agentes é de orientação nas portas das casas, com as famílias, para que as famílias possam ajudar na prevenção e no combate à dengue. O ponto mais importante é a conscientização do cidadão, o descarte do lixo no local correto. Nós temos vários ecopontos espalhados por Goiânia. É importante que o cidadão procure o ecoponto da sua região e colabore com a Prefeitura para que o descarte seja feito corretamente”, afirmou o prefeito Rogério.
Durante a coletiva de imprensa, o prefeito falou ainda das iniciativas desenvolvidas pelo município para o combate ao mosquito Aedes aegypti, como a instalação de armadilhas. “Nós implantamos no início de 2022 mais três mil armadilhas. O resultado foi muito positivo, com uma redução em mais de 40% dos casos de dengue. Estamos trabalhando agora para atingirmos até 11 mil armadilhas espalhadas em toda a cidade de Goiânia”, pontuou.
O prefeito também recordou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contratou recentemente 60 médicos para reforçar as equipes e expandiu os atendimentos para suspeitas de dengue para as 75 unidades de atenção primária da cidade. “Nós não estamos ainda em uma situação de emergência, ainda estamos no alerta amarelo. Muito devido ao trabalho que realizamos lá atrás, mas é preciso conscientização”.
O prefeito Rogério afirmou que o município está trabalhando na remoção de entulhos espalhados por toda a cidade, mas que as fortes chuvas que atingem todo o país são um desafio. “A chuva tem caído intensamente em todo o Brasil, então temos a questão do mato alto. Nós estamos trabalhando na questão dos lotes baldios por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), que fiscaliza e notifica os proprietários de imóveis”.
O diretor de vigilância em Zoonoses, Murilo Reis, explica que os agentes de endemias estão trabalhando em conjunto com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e a Amma em toda a cidade. “Nesse mutirão nós estamos orientando a população que faça a limpeza do seu quintal.
Publicado em 21/02/2024