NADO ARTÍSTICO

Pioneiro, Bernardo Santos conheceu nado artístico pela TV: “Realizando sonho”!

Ge – Por Bruno Côrtes, Giovana Pinheiro e PC Júnior — Doha, Catar

Com quase dez anos de carreira, Bernardo Santos fez sua estreia em campeonatos Mundiais no nado artístico em 2024, em Doha, no Catar. Ele se tornou o terceiro atleta a representar o Brasil, mas o primeiro na nova categoria: solo técnico masculino. O atleta do Flamengo conseguiu a classificação inédita para a final e terminou em 11º lugar do mundo na final realizada nesta segunda.

Bernardo Santos do nado artístico: "realizando esse sonho" — Foto: REUTERS/Clodagh Kilcoyne

– Eu comecei no nado artístico através de uma matéria que apareceu na Globo sobre o Mundial. E quando eu estava assistindo essa matéria eu falei: “Eu vou para um Mundial”. E, hoje, eu estou realizando esse sonho – contou empolgado.

Outra prova que conta com a participação de homens, o dueto misto entrou para o programa do Mundial de Esportes Aquáticos em 2015, mas a estreia brasileira aconteceu em 2017 com Renan Alcântara e Giovana Stephan, dupla que se repetiu na edição de 2019. Já em 2022, foi a vez do Fabiano Ferreira e Gabriela Regly. No Mundial desse ano, Bernardo Santos e Anna Giulia Veloso terminaram em nono.

– Então é incrível, porque foi através de uma matéria, uma reportagem, que apareceu despertou essa curiosidade em mim (de conhecer o nado artístico). Então, hoje, estar sendo pioneiro para todos esses novos atletas, que estão vindo na geração é incrível poder trazer também esse sonho. Despertar essa curiosidade – completa.

Publicado em 06/02/2024

Sobre o autor

Patricia Amaral