PARAPAN

Parapan 2023: Brasil dá show!

 

 

 

Por Redação do ge — Santiago

O Brasil segue líder absoluto do quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos de 2023, agora com 33 ouros, 21 pratas e 22 bronzes. Neste domingo, no segundo dia de competições em Santiago, o país foi ao pódio 30 vezes. O destaque foi a a natação, que obteve oito ouros, dentre eles o de Gabriel Bandeira, que foi campeão nas duas provas que fez na capital chilena. O Brasil também faturou medalhas em modalidades como judô, ciclismo e halterofilismo.

Natação segue sendo o carro-chefe

Douglas Matera vibra após conquistar a medalha de ouro — Foto: Alessandra Cabral/CPB

A seleção brasileira de natação teve mais um dia de muitas medalhas em Santiago. Foram sete ouros em provas individuais e um por equipes. Além de Gabriel Bandeira, que venceu a final dos 100m costas S14, subiram no lugar mais alto do pódio: Wendell Berlamino nos 100m borboleta S11; Douglas Matera nos 100m borboleta S12; Ana Karolina Soares nos 100m costas S14 feminino; Samuel de Oliveira nos 50m costas S5; Lucas Mozela nos 200m medley SM9; Talisson Glock nos 100m livre S6

 Judô fatura seis medalhas

O judô brasileiro também não ficou muito atrás, conquistando seis medalhas neste domingo. Foram quatro ouros, uma prata e um bronze, com destaque para a decisão masculina até 60kg, classe J1/J2, com uma final verde-amarela entre Thiego Marques e Elielton Lira. Outro ouro foi obtido por Lúcia Silva na categoria até 57kg para mulheres. Na decisão, a brasileira superou a americana Maria Mutia.

Bruno Carra campeão no halterofilismo

Bruno Carra, campeão parapan-americano no halterofilismo — Foto: Cris Mattos/CPB

Outro esporte com relevância neste domingo foi o halterofilismo, no qual o Brasil conseguiu um ouro, duas pratas e dois bronzes. Quem subiu no lugar mais alto do pódio foi Bruno Carra, campeão da categoria até 54kg masculina. Bruno fez 161kg de marca na final. Na mesma prova, João Maria Júnior fez 160kg, ficando com o bronze.

Os outros medalhistas do dia foram: Jose Arimateia Silva, prata na categoria até 97kg masculina; Mateus de Assis, prata na categoria até 107kg masculina; e Maria de Fátima Costa, bronze na categoria até 67kg feminina.

Goalball, basquete, rúgbi…

Brasil vence a Argentina no rúgbi em cadeira de rodas — Foto: Douglas Magno/CPB

No goalball, o Brasil venceu o México por 12 a 2 pelo torneio masculino. Já no basquete em cadeira de rodas, vitória sobre a Colômbia (72 a 20) no feminino e derrota para os Estados Unidos (82 a 42) no masculino. No rúgbi em cadeira de rodas, o Brasil fez duas partidas neste domingo. Mais cedo, a seleção perdeu para o Canadá por 62 a 41. À noite, o time se recuperou com uma vitória por 58 a 37 sobre a Argentina.

Publicado em 20/11/2023