Um ato de cidadania simples, individual, mas que tem impactos poderosos e coletivo. Considerada essencial para a manutenção da saúde do ser humano, desde o nascimento, a vacinação ganhou, no Brasil, uma data voltada à celebração e conscientização para a importância de sua prática: o dia 17 de outubro.
Conforme a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a vacina tem como principal função gerar imunidade, contribuindo diretamente para o controle e eliminação de doenças provocadas por vírus ou bactérias. É uma das ações mais eficazes, custo-efetivas e que salvam vidas que um governo pode promover pela saúde coletiva de sua população.
Para coordenar as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o PNI delimita o esquema com o calendário vacinal. Do conjunto disponibilizado, 18 são apenas para crianças e adolescentes, mas adultos e idosos também estão contemplados pelo cronograma.
Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são apenas alguns exemplos de doenças comuns no passado e que deixaram de ser um problema de saúde pública com o auxílio das vacinas. Além dessas, o SUS disponibiliza também, por exemplo, imunizantes contra a tuberculose; hepatites B e A; gripe; febre amarela; meningite e rotavírus. Goiás possui mais de 970 salas de vacinação espalhadas pelos 246 municípios goianos.
Publicado em 17/10/2023