Qual o segredo da felicidade? De acordo com os indicadores da Finlândia, país considerado o mais feliz do mundo nos últimos seis anos pelo Relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Felicidade Mundial, trata-se de uma combinação de estabilidade política, cuidado com o meio ambiente, proteção de direitos, fomento aos negócios e incentivo à inovação. Esse é o fio condutor de uma economia que movimenta €289 bilhões em Produto Interno Bruto (PIB), com apenas 5,5 milhões de habitantes, e que possui 78% dos jovens secundaristas matriculados em educação profissional.
De olho nas oportunidades tanto para ampliar o comércio bilateral com Goiás quanto em parcerias nas áreas de educação, pesquisa e inovação, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) promoveu na Casa da Indústria, o Seminário de Oportunidades Finlândia Goiás, com participação de comitiva da Embaixada da Finlândia no Brasil. Na oportunidade, foram detalhadas à embaixadora Johanna Karanko e membros de sua equipe as possibilidades de negócios em áreas consideradas estratégicas ao Estado, como a agroindústria, as cadeias sucroenergética e de mineração e soluções voltadas à Indústria 4.0. Foi ainda apresentado o trabalho desenvolvido pelo Sesi e Senai Goiás na formação profissional de jovens, já considerando as competências do futuro.
A comitiva foi recebida pelo presidente da Fieg, Sandro Mabel, pelos vice-presidentes André Rocha, Emílio Bittar e Flávio Rassi e pelos representantes setoriais Everaldo Fiatkoski (comércio exterior), Marduk Duarte (agroindústria), Luciano Lacerda (tecnologia e inovação), Wilson Borges (mineração) e Luiz Antônio Vessani (Sieeg-DF). O encontro foi acompanhado ainda pelo presidente do Sindcel, Célio Eustáquio de Moura, pelos superintendentes Paulo Vargas (Sesi e Senai) e Lenner Rocha (Fieg) e pelo diretor de Educação e Tecnologia do Sesi e Senai, Claudemir Bonatto.
No âmbito da educação, Sandro Mabel destacou a atuação do Sistema Indústria em Goiás para dar suporte à atração de investimentos ao Estado. “A área de educação é muito importante na Fieg e temos crescido muito na parte de qualificação profissional, preparando nossos jovens hoje para o futuro da indústria na próxima década. O objetivo é servir o Estado com tecnologia e pessoas capacitadas para atuar nas diversas frentes de desenvolvimento do setor industrial em Goiás.”
Publicado em 13/10/2023