Goiânia avança na melhoria da eficiência da iluminação pública da cidade com a substituição de lâmpadas comuns por LED. Na noite desta segunda-feira (28/8), o prefeito Rogério Cruz vistoriou o trabalho realizado pela gestão municipal no Setor Sul, na Marginal Botafogo, no Jardim América, Jardins do Cerrado 10 e no Alphaville Residencial, localizado na região Noroeste da capital.
Acompanhado de servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), o prefeito explicou que o projeto de substituição de lâmpadas comuns por LED gera economia de energia, contribui com o meio ambiente e melhora a segurança e qualidade de vida da população.
“Acompanhamos semanalmente o avanço da modernização da iluminação da nossa capital. Somente aqui no Setor Sul, 187 pontos iluminação receberam a nova tecnologia”, explicou Rogério Cruz na primeira vistoria. “Esse projeto reflete nosso compromisso com a segurança e o bem-estar da população”, acrescentou.
Moradora do Setor Sul há 51 anos e líder comunitária, Aline Melo aproveitou a vistoria para agradecer pelo serviço realizado pela Prefeitura de Goiânia. “Os moradores pediam essa intervenção há muito tempo e agora estamos satisfeitos. Quanto mais iluminação, mais segurança para as pessoas frequentarem os espaços públicos”, destacou.
Em seguida, a comitiva seguiu para a Marginal Botafogo. Na via, uma das mais movimentadas de Goiânia, 105 pontos de iluminação foram modernizados. Na Avenida C-165, no Jardim América, 57 pontos foram substituídos. Já no Residencial Alphaville a trocou 50 luminárias, enquanto que no Jardins do Cerrado 10 foram 58.
Balanço
Mais de 24 mil pontos de iluminação, incluindo praças, parques, ruas e avenidas, já foram substituídos na Capital. Praças e avenidas do Setor Estrela Dalva, Itatiaia, Goiânia 2 e Universitário, por exemplo, já foram beneficiados.
Além de padronizar e modernizar o sistema de iluminação pública, a nova tecnologia possibilita um consumo de energia cinco vezes menor em relação à iluminação tradicional. As lâmpadas de LED também possuem vida útil mais longa, reduzindo custos com trocas e, consequentemente, reduzindo a poluição ambiental.
“As lâmpadas de LED oferecem uma eficiência de iluminação significativamente superior em comparação com as lâmpadas convencionais. Além de realçar a beleza dos espaços urbanos, elas também desempenham um papel fundamental em ampliar a sensação de segurança durante a noite”, destacou o titular da Seinfra, Denes Pereira, durante o giro pela cidade.
Publicado em 29/08/2023